Uma humilde dona de casa que morava na vila de Nazaré, na Galileia, e vivia em condições precárias, recebeu uma missão que mudou para sempre o curso da história. A vida de Maria poderia passar despercebida se, há mais de 2 mil anos, a moça não tivesse se tornado a mãe de Jesus, o filho de Deus. Comovido pela trajetória da figura feminina mais importante do cristianismo, Rodrigo Alvarez lança Maria — A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus.
Fruto de quatro anos de pesquisa, o livro apresenta o olhar do brasileiro sobre a mãe de Cristo, considerada Mãe de Deus pelos católicos. Embora tenha perdido força, o catolicismo ainda é a religião mais praticada no país (seis em cada 10 brasileiros se declaram católicos, segundo pesquisa do IBGE). Mas Alvarez explica que as razões para publicação da obra, a segunda feita por ele no segmento religioso, não são meramente mercadológicas. “Existe algo maior: a veia de escritor, a vontade de contar boas histórias”, garante o jornalista, também autor de Aparecida, um fenômeno de vendas lançado no ano passado sobre a padroeira do Brasil.
Segundo ele, Maria poderá cativar os leitores para além das fronteiras do catolicismo ou cristianismo, onde exerce maior domínio. “Não olho sob o ponto de vista religioso. Não sou padre. Sou um observador atento, e relato a vida dela como um fato histórico, cultural e humano”, explica. Para Alvarez, existiam lacunas a serem preenchidas.
para elucidar como viveu a mãe de Cristo. “A trajetória de Maria não foi tratada direito na Bíblia Cristã. Ela foi muito pouco citada nos primeiros evangelhos. Maria começa a aparecer no livro de Lucas, o terceiro na ordem dos evangelhos. Não houve preocupação de fazer uma biografia dela porque estavam contando a história de Jesus”, relata.
Maria
A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus. Globo Livros, 255 páginas. Preço: R$ 29,90.