A década de 1980 foi marcada no Brasil pelo processo de abertura política após um longo e tenebroso período da Ditadura Militar e também pela volta de uma intensa produção nas artes, principalmente na música. Neste contexto, surgiram várias bandas de garagem que, inspiradas pelo punk e pelo rock estrangeiro, decidiram mostrar sua cara, fazendo um som próprio, autoral e que ficou conhecido como “rock brazuca”. Entre essas bandas, surgiu a Barão Vermelho, liderada por Frejat e Cazuza, um jovem burguês e rebelde que tinha como vocação na vida: contestar padrões de comportamentos da época e fazer uma música com letras afiadas que ficariam eternizadas na história da música brasileira, seja no rock ou nas baladas românticas.
Mesmo após 25 anos da morte de Cazuza, a sua obra continua atual e, para celebrar essa produção, acontece nesta sexta-feira (9), na Casa das Dunas, o show “O Poeta Não Morre”, com o cantor niteroiense Valério Cazuza, cover oficial do poeta carioca. Além da apresentação do artista, a programação que começa às 17h terá discotecagem de Arsênio Filho, show de Pandha S/A e da banda Cruz de Metal.
Reconhecido como cover oficial de Cazuza pela própria mãe do ídolo, Lucinha Araújo, Valério Cazuza viaja em turnê pelo Brasil com o show “O Poeta Não Morre”, relembrando no palco canções de diferentes fases da carreira do artista, como a explosão do Barão Vermelho traduzida em hits como “Bete Balanço”, “`Pro Dia Nascer Feliz” e também da carreira solo do artista como “Exagerado”, “Codinome Beija- Flor” e “O Tempo Não Para”. No palco, Valério Cazuza se caracteriza também com figurinos que lembram as diferentes fases da carreira do artista. A semelhança na voz e a forma de se comportar no palco impressionam os fãs de Cazuza.
O Artista
Valério Damazio nunca teve pretensões de cantar profissionalmente, tudo começou como uma brincadeira. Natural do município de Niterói, no Rio de Janeiro, foi numa sessão de karaokê num bar da cidade que surgiu o convite a partir de um amigo para formarem uma banda e cantarem as músicas de Cazuza. Valério, que trabalhava como comerciante e cursava a Faculdade de Enfermagem, começou se apresentando nas casas noturnas em Niterói e logo vieram os convites para apresentações em programas de televisão como o Domingão do Faustão (Rede Globo) e Máquina da Fama (SBT).
Há dez anos interpretando o poeta carioca, Valério já é considerado o melhor cover de Cazuza no Brasil e consolidou uma arrebatadora carreira fazendo shows por todo o país, ressaltada pela semelhança incrível entre Cazuza e Valério.
Para quem quiser entrar nesse túnel do tempo e se reencontrar com maiores sucessos do ex-vocalista do Barão Vermelho e um dos maiores poetas da música brasileira, os ingressos para o show “O Poeta não Morre” de Valério Cazuza na Casa das Dunas já estão à venda na Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) e 100% Vídeo (Av. dos Holandeses).
Serviço
O quê: Show “O Poeta Não Morre” de Valério Cazuza.
Quando: Dia 9 (sexta-feira), a partir das 17h
Onde: Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Informações: 3227-8695.