Oak Wine

Um toque italiano

Há um mês o cardápio do restaurante Oak ganhou a assinatura do chef italiano Davide Gazzine. O que mudou? Fomos conferir e, de quebra, revelamos a receita do risoto mais popular do cardápio

Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial.


Karlos Geromy/ O Imparcial

Chef italiano Davide Gazzine

Desde os tempos de Expand Store, três características eram preservadas na casa: um ambiente clássico e aconchegante, a carta de vinhos de dar água na boca e as receitas dotadas de excelente padrão e preparo. Em 2012, porém, a franquia Expand deu lugar ao novo nome: Oak Wine, acompanhado do “By Expand”. O nome mudou, mas as referências foram preservadas e a casa, há 16 anos, ainda figura como destino preferido de quem quer saborear elementos da alta gastronomia em São Luís.

De 2004 até hoje a proposta é apresentar uma variedade de pratos com um toque contemporâneo. A decoração segue essa tendência, que obedece a linha clássica e nos faz parecer estar dentro de uma adega. Ao longo dos anos, a casa se tornou uma espécie de complexo gastronômico, com buffet no almoço, a la carte no jantar, loja de vinhos o dia todo e um espaço para cursos de degustação, de gastronomia e de negócios.
A novidade recente vem da Itália. O chef Davide Gazzine é quem comanda a cozinha atualmente. Chegou há um mês e se destaca pela habilidade, entre outros, no preparo de risotos, massas e pratos à base de carne vermelha. Dentre algumas modificações no cardápio, o risoto ganhou atenção especial de Gazzine. E foi esse o assunto principal do nosso bate-papo com ele. Afinal, nossa missão era arrancar do chef uma receita saborosa e muito solicitada pelos clientes.
O prato
Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial.


Karlos Geromy/ O Imparcial

Risoto de Cogumelos acompanhado de um saboroso Filé em Crosta de Alho

O risoto é um item em alta na gastronomia. Um prato que tem ganhado adaptações diversas, variando de acordo com a bagagem de quem o cozinha. Ele pode ser entrada, prato principal, acompanhado de carnes vermelhas, brancas, frutos do mar, entre outros.
Sob o tempero talentoso de Gazzine, se destaca o Risoto de Cogumelos acompanhado de um saboroso Filé em Crosta de Alho. O segredo, segundo o chef, está no preparo do arroz. “Nos pratos que elaboro, prefiro usar a manteiga e um pouco de vinho para que nos próximos passos, o arroz fique cremoso, e ao ser colocado no prato tenha o efeito de “onda” e não fique imóvel no recipiente ao ser servido”. O prato fica ainda mais sofisticado com o molho demi-glace caseiro, segredo do chefe e que demora cerca de quatro a cinco dias para ficar pronto. Gostou? Então lá vai a receita.
Ficha técnica
Endereço: Av dos Holandeses, Qd 10 C 2 Bairro: Calhau
Reservas: 3268 4060, podem ser feitas todos os dias a partir das 9h da manhã
Especialidade: comida contemporânea francesa e italiana
Valores: em médias R$70,00 o prato a la Carte
Capacidade: 100 pessoas
Proprietários: Demócrito Silva e Wanderleia Facundo
Atendimento: almoço o sistema é buffet e jantar a la Carte
Principais pratos: Pescada Amarela com Molho Siciliano; Carré de Cordeiro com risoto de cogumelos frescos; Medalhão de filé com crosta de alho; Lagosta com vinagrete de mel
Forma de pagamento: dinheiro, cartão: Visa, Mastercard, Amex e Dinners Club, Visa Eletron, Redeshop
Estacionamento privativo
Apresentação Musical: terça-feira a domingo
Arisque-se
Risoto de Cogumelos com Filé em Crosta de Alho
O risoto
Ingredientes
Arroz especial para risoto
20g de manteiga
1 Colher (sopa) de azeite
5g de cebola picada
5g de sal
30g de queijo
30g de trio de cogumelo ( Shitake, shimeji, Champignon)
100ml de caldo de legumes
Modo de preparo
Cozinhe o arroz especial na manteiga. Em uma frigideira refogue a cebola na manteiga até dourar, acrescente o risoto, caldo de legumes, o trio de cogumelos e o sal. Deixe por cerca de quaro minutos cozinhando e desligue. Ao final coloque manteiga, azeite e o queijo e meche para misturar e sirva.
O filé
2 medalhões de carne vermelha
Farinha de rosca
5g de alho picado
2g de sal
1 Colher (sopa) de azeite para fritar
Cebolinha
Salsinha
O molho demi-glace é segredo do chefe
Modo de preparo
Tempere o filé com sal, em uma frigideira coloque para selar por cerca de dois minutos em fogo brando. Em seguida forre com a farinha de rosca e a crosta de alho e leve ao forno por cinco minutos. Os medalhões devem ficar rosê por dentro. Quem gosta do filé bem passado deve primeiro selar, levar ao forno por alguns minutos e só depois tirar colocar a farinha de rosca e a crosta de alho e deixar por mais cinco minutos no forno. Para finalizar o prato o molho demi-glace que deve ficar embaixo dos medalhões.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias