ENTREVISTA

Secretária Lílian Guimarães fala das ações que o governo está preparando para o Dia do Servidor

Iniciativa visa a valorização dos servidores estaduais além dos avanços em prol do funcionalismo público

Secretária
Uma das principais metas do governo Flávio Dino é desenvolver ações voltadas à valorização dos servidores estaduais. Importantes projetos já foram desenvolvidos neste sentido. Um deles se destaca pela importância histórica e cultural que sempre teve para a categoria: a revitalização do Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, que durante décadas foi esquecido e deixou de cumprir sua verdadeira finalidade, que é a de um clube de lazer para os servidores. Com a proximidade do Dia do Servidor Público, a titular da secretária de Gestão e Previdência (Segep), Lílian Guimarães, fala das ações do Governo do Maranhão em prol do funcionalismo público estadual. Confira na entrevista:
Jornal O Imparcial – Secretária, o que os servidores do Estado podem esperar na comemoração do Dia do Servidor Público?
Lílian Guimarães – Estamos com uma programação que envolve palestras, uma solenidade simbólica em reconhecimento aos servidores que atuam há décadas no funcionalismo estadual, a reinauguração do ginásio do Centro Social dos Servidores Públicos, e um show que ocorrerá na véspera do feriado, adiado para a sexta-feira, dia 30.
De que forma se dará essa solenidade de reconhecimento?
Na próxima quarta-feira, dia 28, em uma cerimônia no Centro Social, mais de 600 servidores foram escolhidos para representar todo o funcionalismo do Estado. São servidores que atuam há 25, 40 e 50 anos no serviço público, e, também, aqueles que se aposentaram compulsoriamente em 2015, como forma de reconhecimento aos anos dedicados ao serviço público estadual. Neste mesmo dia, reabriremos o ginásio do Centro, que, após ser reformado, voltará a ser uma opção aos servidores que gostam de práticas esportivas. O mesmo será chamado de Ginásio Abmael Reis Muniz Filho, em homenagem póstuma a um servidor do Estado que foi atleta e árbitro de handebol.
E esta homenagem, como ela acontecerá?
A decisão do governador Flávio Dino em dar o nome de um servidor, que foi muito ligado ao esporte, ao ginásio, simboliza a importância que tem para ele o Centro Social. O senhor Abmael Reis Muniz Filho foi atleta e árbitro de handebol, e, durante anos foi servidor do Estado, atuando na então Secretaria Extraordinária de Desportos e Lazer, como auxiliar técnico desportivo e instrutor de esporte e recreação. Trata-se, portanto, de uma justa homenagem a alguém que tanto contribuiu com o serviço público de nosso Estado. Os seus familiares ficaram muito emocionados.
Além da reforma no ginásio, quais outras melhorias foram feitas no Centro Social?
Encontramos o Centro Social completamente abandonado. Após receber pavimentação, iluminação, reconstrução de meio-fio e calçadas, pinturas, paisagismo e melhorias nos chalés, hoje ele tem outra realidade. O espaço foi fundado há décadas e durante muito tempo não teve serviços de melhorias estruturais, com o intuito de garantir a sua preservação e utilização segura. Vamos avançar muito mais, pois o governador Flávio Dino quer resgatar a tradição do espaço, com ações que atraiam os servidores e seus familiares para o local.
O feriado do Dia do Servidor foi postergado?
Sim. Logo no início do ano, por meio do Decreto nº 30.629, que estabelece os feriados e pontos facultativos de 2015, nos órgãos públicos do estado, foi definido que o Dia do Servidor Público seria comemorado na sexta-feira, dia 30.
As comemorações serão encerradas com um show. Além disso, o que o servidor pode esperar desse evento?
Na véspera do feriado, organizamos uma festa para os servidores, na Casa das Dunas, onde todos poderão confraternizar. O evento iniciará às 18h e serão três atrações para animar a todos. Haverá sorteio de brindes e os servidores ainda terão direito a desconto no consumo, pois o estabelecimento é parceiro do Clube de Desconto do Servidor.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias