BALÉ

Ritmos variados serão apresentados no XII Gala Reynaldo Faray

II Mostra de Dança, que termina hoje com apresentações de ‘pas de deux e gran pas de deux’ do balé clássico

Balé
Coreografias de ritmos variados serão apresentadas no palco do Teatro Arthur Azevedo, hoje (25), a partir das 19h30, por bailarinos da Escola de Dança Adágio. O XII Gala Reynaldo Faray – II Mostra de Dança será uma grande mostra de modalidades do balé clássico, jazz, zumba, street dance, entre outras.
Segundo a diretora-geral da Adágio, Ana Cristina Dourado, o espetáculo será uma reedição da mostra apresentada no mês de junho, mas com alguns diferenciais. “Será um divertsment com vários ritmos, mas terá coreografias que não foram apresentadas no meio do ano. Nesse formato, os alunos podem participar mais, ajudando a escolher o que irão apresentar”, destaca a coreógrafa.
Outro diferencial desta segunda edição será a participação dos bailarinos cubanos Luís Ruben Gonzalez e Idannis Perez. Para a experiente bailarina, que tem formação na renomada Escola Nacional de Balé de Cuba, a oportunidade de intercâmbio cultural é muito positiva. “Está sendo uma experiência muito boa. Estou aprendendo muito. Para mim é sempre bom olhar outras experiências em outros países”, destaca a bailarina, que já esteve na Colômbia, Equador, Espanha e França.
Idannis Perez vem a São Luís após aceitar um convite do compatriota Luís Ruben Gonzalez, parceiro antigo da Adágio, na qual já participou de vários espetáculos. Com formação também na Escola Nacional de Balé de Cuba, Luís Ruben tem em seu currículo papéis importantes cantornas mais variadas obras clássicas, neoclássicas e contemporâneas.
Além de ensaiar com o bailarino e professor da Adágio John Lennon dos Santos – com quem fará o grand pas des deux do balé La Corsaire – Idannis também ministrou algumas aulas na escola maranhense. Segundo Ana Cristina Dourado, o intercâmbio foi gratificante para as alunas. “É sempre gratificante trazer alguém de fora para ministrar algumas aulas aos nossos bailarinos, pois assim eles podem ter contato com outras culturas”, destaca.
Outros ritmos
Mas a II Mostra de Dança da Adágio não apresentará apenas variações, pas de deux e gran pas de deux do balé clássico. O espetáculo também será uma oportunidade para apreciar outros ritmos, como o street dance, zumba e o jazz.
Balé

A expressividade do jazz poderá ser conferida em coreografias vigorosas, embaladas por hits da múside de gravar o seu segundo DVD no Espaço Logus na cidade de Fortaleza (CE), no show que teve uma média de 15 mil pessoas. Através dessa gravação abriram-se as portas para mídia nacional onde cantor gospel foi convidado a participar do programa do Raul Gil a nível nacional como convidado especial para cantar o sucesso Espírito Santo Consolador. Logo após, no mesmo programa participou do quadro o banquinho com outros artistas.

Toda essa exposição lhe rendeu 400 mil cópias vendidas alcançando o disco de ouro. “A minha maior dificuldade foi dentro da minha cidade, porque ‘Santo de casa não faz milagre’. Quando eu morava em São Luís, procurei um pastor para que fizesse uma carta me recomendando para algumas apresentações em igrejas e eventos da capital, e o mesmo me ajudou. Foi único, pois ninguém queria se comprometer . Ele acreditou no meu potencial de crescimento”, contou Darlon Kaperry.
Apesar de todo o sucesso de Sonhos, Darlon acredita que ainda tem uma caminhada longa. Entre um de seus projetos está o de gravar o seu terceiro DVD em São Luís. ”Sei que a caminhada não será fácil, mas confio no meu salvador. Estamos à procura de parceiros que queiram somar com esse futuro projeto o DVD Amor, Perdão Fidelidade. O CD está com uma boa aceitação de público tanto no Brasil quanto em São Luís com a música carro-chefe do seu trabalho Espírito Santo Consolador, que está em evidência em rádios e programas de TV da capital”, acrescentou ele. Após o trabalho em São Luís, o cantor viaja para uma turnê passando por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Buenos Aires.ca pop mundial, como Thriller, de Michael Jackson.
“O jazz utiliza a técnica do balé clássico, mas é mais impactante, mais expressivo, com mãos espalmadas, movimentação de quadris e braços”, destaca a professora Kamila Amaral. Para a dançarina Denise Soares, que pratica a modalidade há seis anos, o jazz tem benefícios para o corpo e para a mente. “O jazz melhora a nossa postura, na nossa flexibilidade e traz muitos benefícios para a nossa saúde. Mas, além disso, a gente também se diverte”, afirma.
Serviço:
O quê? XII Gala Reynaldo Faray – II Mostra de Dança
Quando? Hoje (25), às 19h30
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Centro)
Informações: (98) 3235-857
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias