ARTE

Palco Giratório apresenta dois espetáculos com linguagem circense

O Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina, encerra sua passagem por São Luís com duas apresentações que emocionam e divertem o público a partir da linguagem do clown: “As Três Irmãs”, encenado no Teatro Alcione Nazaré nesta quarta (28), às 19 horas, e Estardalhaço, que acontece na Praça do […]

Sesc

O Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina, encerra sua passagem por São Luís com duas apresentações que emocionam e divertem o público a partir da linguagem do clown: “As Três Irmãs”, encenado no Teatro Alcione Nazaré nesta quarta (28), às 19 horas, e Estardalhaço, que acontece na Praça do Pantheon, nesta quinta (29), a partir das 17 horas. Produzidas pelo grupo catarinense Traço Cia de Teatro, apenas o primeiro tem restrição de idade: 12 anos. Toda a programação é gratuita.

Utilizando a técnica do palhaço, o espetáculo “As Três Irmãs” é uma releitura da obra do dramaturgo russo Anton Tcheckhov e discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram com o pai, general militar, onze anos antes. Solidão, desamparo, sonhos adiados e desfeitos são sentimentos expostos na peça.
Apontada como uma das obras- primas da dramaturgia mundial, o espetáculo retrata a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material — o cotidiano da vida humana — e o plano espiritual — a eternidade sob a leitura da obra produzida pelo diretor Marianne Consentino, que buscou a partir da figura do clown, emocionar pela montagem simples, leve e divertida.
Já o espetáculo Estardalhaço é resultado da fusão de números cênicos e cômicos dos atores do grupo Traço Cia. de Teatro envolvendo os desejos mais urgentes do ser humano como o medo de desastres naturais, histórias de amor, entre outros. São 45 minutos de comédia, onde o público também participa na criação de algumas histórias por meio do improviso. No enredo, quatro palhaços chegam à cidade com a intenção de apresentar o maior espetáculo de suas vidas. A trupe fracassa ao se deparar com seus próprios palhaços internos e com os conflitos gerados a partir desse encontro. Os caxienses também terão a oportunidade de se divertir com esse espetáculo apresentado no dia 31 de outubro, 19 horas, na Praça Salustiano Rego, nos Três Corações.
A Traço Cia. de Teatro foi fundada no ano de 2001. Em sua trajetória artística, a técnica do palhaço configura-se como principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação. Junto a esta técnica, investigações sobre o teatro de rua e o teatro cômico popular colaboram para a pesquisa cênica da companhia, instrumentalizando seus artistas para a criação de um repertório pessoal e preparando-os para uma relação livre, direta e potencialmente transformadora para com o público.
O Palco Giratório em 2015 promove mais de 800 apresentações gratuitas em 154 cidades brasileiras. O Sesc tem incluído em seu repertório as linguagens dança e circo com o objetivo de multiplicar o alcance da arte no imaginário popular. Por intermédio dessas diferentes expressões, os espectadores vivenciam novas experiências e veem ao vivo o desdobramento de novas reflexões da realidade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias