MÚSICA

O fenômeno Safadão

Você pode até não ouvir, mas já ouviu falar e, em algum momento, já dançou ou dançará ao som do “Safadão”

Reprodução
Você pode até não ouvir, mas já ouviu falar e, em algum momento, já dançou ou dançará ao som do “Safadão”, um dos maiores fenômenos pops brasileiros na atualidade. Dono de um dos mais polpudos cachês do país, Wesley Oliveira da Silva deixou de ser música do povão, já é admirado por todas as classes e vem conquistando o Sudeste e Centro-Oeste do país. Entenda e conheça mais sobre Wesley Safadão.
Longa carreira
Até o ano passado, o cantor cearense Wesley Safadão poderia ser um mero desconhecido para quem não acompanha forró. Mas a carreira do artista começou há 12 anos no vocal da banda Garota Safada, formada pela mãe, pelo tio e por outros integrantes da família dele.
Reprodução

Chegando lá

Em 2007, o que é um hobby se transformou em profissão e, desde 2013, o grupo Garota Safada assinou um contrato com duas empresas, uma delas administrada pelos sertanejos Jorge e Mateus. A partir daí tudo mudou. O cabelo comprido do vocalista deu lugar ao coque; o nome Garota Safada foi substituído apenas por Wesley Safadão (apesar de a banda continuar a mesma); e as músicas começaram a ganhar o topo das rádios.
Os sucessos
O primeiro sucesso nacional de Safadão foi Gelo na balada, que já foi regravada por Camila & Haniel e Cavaleiros do Forró, seguido de Camarote, um dos hits do carnaval que foi entoado por cantores de axé music. As duas músicas têm como características letras que mostram uma pessoa que foi desprezada amorosamente, mas está dando o troco.
Cachê? R$ 500 mil
O cantor se tornou o segundo maior cachê da música brasileira. Ele está atrás apenas da baiana Ivete Sangalo e ganha em média R$ 500 mil por show, como aponta levantamento feito pelo site Yahoo. Em Brasília, no último dia 1º de agosto, ele gravou seu DVD. Mais de 40 mil pessoas compraram ingressos.
Reprodução

Fala, Safadão!

“Acho que o sucesso se deu por conta do nosso show, que une alegria, música para dançar e um repertório sempre atualizado. As pessoas gostam disso, elas vão para festa para se divertir.
“Antes, as pessoas olhavam menos para o Nordeste e para nossa cultura. Hoje, com a internet, tudo ficou mais fácil e conseguimos ser percebidos”
“É como dizem: os relacionamentos começam com Jorge e Mateus, terminam com Pablo e dão a volta por cima com o Wesley Safadão”
“Certo dia um cantor do grupo disse que não subiria mais ao palco e faltavam poucos minutos para começar o show. Minha mãe ficou desesperada e respondi que eu mesmo iria cantar. Só que nunca havia pego um microfone na vida. Foi um desastre”
5 Curiosidades
Futebol
Wesley Oliveira da Silva, o Safadão, tinha planos de se tornar jogador de futebol. “Até os 12 anos, ele frequentou a escolinha do Ceará”, diz a mãe, dona Bill. O filho, o caçula de três, caiu na música por acaso.
Origem da safadeza
A Garota Safada também nasceu casualmente. “Compramos um teclado e outros instrumentos só pra divertir a família”, lembra Bill. Formado por primos, o grupo se chamava “Tabaco Suado”.
Cabeleira
Uma das marcas do forrozeiro, os cabelos estirados de Wesley foram resultado de um promessa. “Ele vivia com pneumonia quando era criança. Fiz uma promessa na Igreja de Canindé”, diz a mãe.
Coque
Hoje, Wesley adota visual mais despojado. Amansou a cabeleira num coque estilo samurai. Dona Bill faz muxoxo: “Gosto mais do cabelo grande”. O novo penteado é febre entre os jovens.
Dançarinas
Diferentemente das outras bandas de forró, Wesley Safadão dispensa dançarinas. Empresária do grupo, dona Bill explica: “Elas dão muito trabalho. O Wesley se danava, e eu brigava”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias