Através de 20 obras cinematográficas, produzidas por moradores de pequenas cidades do interior. A quinta edição do circuito itinerante Revelando os Brasis, patrocinado pela Petrobras, leva a 35 municípios de 15 estados um pouco da diversidade cultural presente de norte a sul do país.
Selecionadas entre 951 trabalhos inscritos, as 20 produções da mostra – 11 documentários e nove filmes de ficção, cada um com 15 minutos de duração – retratam lendas, “causos”, crendices, personagens populares e tradições. Tudo sob a ótica de moradores de municípios com até 20 mil habitantes.
No Maranhão, a cidade escolhida para exibição foi o município de São Domingos do Azeitão, no dia 13 de novembro, e vai mostrar o trabalho “As benzedeiras do Azeitão” produzida na própria cidade pelo sociólogo Reinaldo Moraes Guimarães. O documentário mostra a tradições religiosas, conhecimentos adquiridos através de suas crenças, que é passado de geração para geração.
Como funciona
Em um primeiro momento, o projeto seleciona, por meio do Concurso Nacional de Histórias, pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma ideia de roteiro. Elas fazem Oficinas de Formação e Realização Audiovisual (cursos de roteiro, produção, direção, fotografia, edição, som, direção de arte, direitos autorais e pesquisa) e, após uma fase de preparação, rodam os filmes em suas cidades de origem com a ajuda da comunidade local.
Na terceira etapa, quando as produções já estão prontas, uma caravana percorre o país exibindo gratuitamente o resultado desses trabalhos. Além das projeções itinerantes, o “Revelando os Brasis” doa a escolas, secretarias e pontos de cultura cerca de mil DVDs com os 20 filmes. Os filmes também serão exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, já foram produzidas 180 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.