O Bumba-meu-boi Brilho da Terra começa hoje as comemorações da morte do boi. Esta será a 22ª edição do ritual e terá vários convidados nos dois dias de festa 30 e 31 (sexta-feira e sábado), a partir das 20h, na sede do grupo no IV Conjunto da Cohab.
A morte é um ritual de fim do ciclo junino do bumba-meu-boi que começa com o batizado do grupo. O evento deve contar com todo o batalhão que integra o boi e sua moderna, e ao mesmo tempo tradicional, indumentária. Os dois dias marcam o encerramento das atividades em 2015.
“Estamos finalizando a temporada junina com um grande ritual. Foi um São João difícil, mas esperamos que 2016 seja melhor. Teremos muitos convidados na programação cultural, favorecendo o intercâmbio entre os artistas e os grupos folclóricos e buscando o fortalecimento e união dos mesmos”, diz Fábio Ribeiro, presidente do Boi. Há 22 anos o Boi Brilho da Terra, fundado por Concita Ribeiro, e cuja sede é na Cohab vem mantendo sua rica tradição nos festejos juninos.
A programação desta sexta-feira começa com o Boi Brilho da Terra, em seguida apresentam-se: Boi Pirilampo, Bloco Tradicional Os Vampiros, os cantores Juarez Silva e Maestro Nonato Silva e a Banda Los Sanchos.
No dia 31 (sábado) acontece o ritual da morte do boi, seguido do grupo de dança Metamorfose, Bloco Tradicional Os Tremendões, Bloco Tradicional Os Apaixonados e da banda Chamas da Paixão.