CINEMA

MARANIME: Abertas as inscrições para as oficinas do 3º Festival Maranhense de Animação

As inscrições são gratuitas e tiveram início a partir desta segunda-feira, dia 19/10

maranime
Grandes diretores de filmes de animação vão estar presentes no 3º Festival Maranhense de Animação, que acontece de 3 a 7 de novembro no Cine Praia Grande e Cine Teatro da Cidade. Eles estarão exibindo seus filmes, participando do corpo de jurados da mostra competitiva e ministrando as oficinas “O ator no papel: Atuação de personagem em animação”, com Rosana Urbes, “Animação em Areia”, com Ana Lúcia Godoy, “Oficina de Desenho Animado – Animação 2D”, com Maurício Squarisi” e a de “Storyboard”, com Carlos Filizola.
As inscrições são gratuitas e tiveram início a partir desta segunda-feira, dia 19/10. Os interessados podem enviar um e mail para o Instituto Formação (formação@formacao.org.br), indicando no assunto o nome do curso que pretende se inscrever. As vagas serão por ordem de inscrição. Estudantes ou ex-estudantes de instituições públicas de ensino terão preferência. Mais informações podem ser adquiridas no site http://formacao.org.br/, pelo link MARANIME.
Rosana Urbes ministrará a oficina “O ator no papel: Atuação de personagem em animação” e exibirá na abertura do 3º MARANIME o curta “Guida”, que foi premiado no Festival de Animação de Annecy, na França. Urbes tem 8 anos de experiência profissional nos estúdios Disney, trabalhou nos filmes “Mulan”, “Tarzan”, “Lilo&Stitch”, entre outros. Há dois anos, criou a RR Animation Films, em São Paulo, em parceria com Rune Bennicke, supervisor de animação da DreamWorks. Desde então, produz animações para filmes (“Asterix” e “Encantada”), comerciais para Kellogs, Disney e Huggies, além de gerenciar o desenvolvimento de projetos de animação, desenho e ilustrações para livros.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Ana Lúcia Godoy é sócia-diretora da Giroscópio Filmes e assistente de direção em filmes de publicidade

Sócia-diretora da Giroscópio Filmes, Ana Lúcia Godoy é formada em Imagem e Som pela UFSCar. Foi Assistente de direção em filmes de publicidade, tendo passado pelas produtoras Trattoria, O2 e Dínamo (todas em São Paulo). Paralelamente, é produtora e montadora em projetos de curta-metragem. Sua oficina no 3º MARANIME será “Animação em Areia”, onde vai trabalhar esse elemento como possibilidade de criação. Participará da Mostra Competitiva Infantil com o vídeo “Virando Gente”.

Maurício Squarisi é roteirista e diretor com mais de 30 anos de experiência em cinema de animação. De 1982 a 2014 realizou 16 filmes autorais no segmento, entre eles, o longa “Café: um Dedo de Prosa”, que será exibido no Festival deste ano. Ele ministrará a “Oficina de Desenho Animado – Animação 2D”, com utilização de mesas-de-luz e digitalizadora. Na oficina, serão desenvolvidos roteiros, story-board, estudo e definição do grafismo, animação (desenho das sequências) em papel, digitalização, criação e gravação da trilha sonora e edição.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Carlos Filizola é responsável por Animação e coordenação de vinhetas e séries para o Cartoon Network

“Storyboard” será a oficina ministrada por Carlos Filizola, que trabalha com animação desde 1998, quando participou de filmes publicitários para marcas como Correios, Elma Chips e Kellogg’s, com personagens da Warner, Hanna-Barbera, entre outros. Responsável por Animação e coordenação de vinhetas e séries para o Cartoon Network, atualmente é coordenador de produção e gerenciamento de deliveries para as séries Peixonauta, que será exibido no 3º Festival Maranhense de Animação. A proposta da oficina é a de orientar a produção de storyboard de animação em que os participantes da oficina desenvolvam umas sequências que serão apresentadas por grupos.

 
Oficinas do 3º Festival Maranhense de Animação
DESENHO ANIMADO – ANIMAÇÃO 2D
Maurício Squarisi
Data: 04 a 06 de novembro
Local: Aliança Francesa
Horário: 8h30 às 12h
Vagas: 10 pessoas
A partir de 14 anos
 
STORYBOARD
Carlos Filizola
Data: 04 a 06 de novembro
Local: IFMA – Centro Histórico
Horário: 8h30 às 12h
Vagas: 20 pessoas
Indicado para desenhistas, animadores, quem tem noções de desenho, experiência em fotografia e audiovisual.
 
AREIA
Ana Lúcia Godoy
Data: 04 a 06 de novembro
Local: Praia Grande
Horário: 14h às 17h30
Vagas: 15 pessoas
A partir de 12 anos.
 
O ATOR NO PAPEL: ATUAÇÃO DE PERSONAGEM EM ANIMAÇÃO
Rosana Urbes
Data: 04 a 06 de novembro
Local: IFMA – Centro Histórico
Horário: 14h às 17h30
Vagas: 20 pessoas
Indicado para diretores, desenhistas, animadores ou quem tem noções de desenho.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias