SUSTENTABILIDADE

Escolas apresentam projetos na Semana de Ciência e Tecnologia

Realizada na Praça Maria Aragão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve início nesta segunda-feira e vai até o domingo, dia 25

Sustentabilidade
Reaproveitamento de água, reciclagem, coleta seletiva. Estas são algumas das maneiras que estudantes da rede pública estadual de São Luís estão apresentando durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual visa colaborar com a preservação do meio ambiente e promover o uso sustentável dos recursos da natureza, resultado de projetos desenvolvido por estudantes e professores das unidades escolares.
O evento que está sendo realizado na Praça Maria Aragão, teve início nesta segunda-feira  e vai até o domingo, dia 25, está sendo feito por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria da Prefeitura de São Luís.
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, o evento é mais uma maneira de dar visibilidade às produções das escolas. “Ao longo do ano letivo de 2015, várias de nossas escolas tem desenvolvido projetos criativos na área da sustentabilidade, alguns dos quais serão apresentados ao longo da Semana de Ciência e Tecnologia. Também teremos uma programação especial de visita das escolas à programação da Semana. O objetivo do prefeito Edivaldo ao firmar a parceria e possibilitar a participação dos nossos estudantes nesse evento é fazer com que a experiência educacional ultrapasse os limites da sala de aula e os muros da escola, ampliando as oportunidades de aquisição de conhecimento e estimulando o interesse pela Ciência”, disse o titular da Semed.
Ecologia
A turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) 21 de abril (Maracanã) é a responsável pelo projeto “Filtro Ecológico como Sistema de Irrigação Alternativa: recursos para reaproveitamento da água”. Os estudantes demonstrarão maneiras de filtragem da água com o auxílio da própria natureza e também apresentação iniciativas para acabar com o desperdício. Para desenvolver o projeto, as crianças contaram com a orientação dos professores Erismar Medeiros Santos e David Soares, que tem formação na área de Educação Ambiental.
“Este projeto é resultado da dedicação e da criatividade dos nossos estudantes, que pesquisaram sobre água potável e também maneiras de reutilização da água. Eles estão muito ansiosos para apresentar o projeto na Semana de Ciência e Tecnologia”, disse o professor Erismar.
Já na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho, os educandos do 7º ano aprenderam sobre coleta seletiva e, com o auxílio da comunidade, separaram papelão, plásticos, metal, vidro e outros materiais recicláveis, com os quais estão confeccionando diversos objetos para apresentação no evento.
Batizada de “Projeto Aderência”, a iniciativa tem o objetivo de promover a educação ambiental e estimular a mudança de hábitos e de valores. “A turma do 7º ano fará a apresentação, mas buscamos envolver toda a escola no projeto e também reforçar a integração com as famílias. Queremos chamar a atenção para o problema do lixo e ajudar a conscientizar as pessoas”, explicou Isabel Soares, gestora da U.E.B. Hortência Pinho.
Outro trabalho de destaque que será apresentado durante a semana é o projeto “Seres Vivos – Minhocário”, experiência dos estudantes do 7º ano da U.E.B. Maria Alice Coutinho (Turu), que tem o objetivo de mostrar, na prática, a relação entre as plantas e os animais invertebrados e a importância desses animais para a preservação do meio ambiente. Os trabalhos das escolas da rede municipal serão apresentados no stand da Semed no espaço da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias