Os meses de outubro e novembro serão especiais para milhares de habitantes de 13 cidades maranhenses, muitas das quais receberão pela primeira vez uma companhia de teatro com apresentação gratuita em sua localidade.
Trata-se da “Caravana Pão com Ovo”, um amplo projeto cultural que foi viabilizado graças ao patrocínio da CEMAR e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto consiste em 14 apresentações da peça teatral maranhense “Pão com Ovo”, de forma itinerante em 13 cidades e com caráter popular, uma vez que todas as apresentações se darão em praças públicas, e serão gratuitas e aberta a públicos de todas as idades. A primeira apresentação acontece nessa sexta (16,10) em São Luís, na Praça da Igreja do Cohafuma, às sete da noite e aberta ao público, com cadeiras e muito conforto e segurança garantidos.
A Caravana é uma parceria da Cia. Santa Ignorância, autora da peça “Pão com Ovo”, que é sucesso de público há 4 anos em São Luís e da produtora Grupo Oito Comunicação, agência especializada na concepção e produção de projetos incentivados através de leis Estaduais / Federais, da publicitária Cássia Mello Pflueger. Devido ao alto custo de logística, o projeto só foi viabilizados graças ao patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado.
“Para a Cemar é muito importante proporcionar projetos como este, pois é a certeza de oportunizar para mais pessoas o acesso a espetáculos teatrais, que fortalecem nossa identidade cultural.
Nos últimos anos a Companhia tem investido fortemente na cultura do Maranhão. Já foram mais de 50 projetos culturais nos últimos três anos,“ enfatiza Carlos Hubert, Gerente de Comunicação e Marketing da Cemar.
“No Maranhão, a população de diversos municípios além de ansiosa está ociosa culturalmente. E agora com esse projeto estamos muito felizes em poder oferecer um teatro de qualidade, profissional e com temas regionais e de total identificação popular, que leva as pessoas às gargalhadas e ao mesmo tempo as faz refletir sobre temas sérios como a (falta de) qualidade do atendimento, que é o mote que permeia o texto do Pão com Ovo”, declarou o ator e diretor César Boaes, que na peça interpreta a personagem Clarisse.
Para facilitar o acesso das pessoas em cada comunidade, a peça será encenada nas principais praças dos municípios visitados, mas contando com uma super estrutura de palco, som e luz, além de cadeiras e decoração. Com um tempo médio de 1H20 de duração, a peça conta com skeches da montagem original do “Pão com Ovo”, além de alguns quadros que são sucesso do grupo na internet. As regiões contempladas com o projeto são: São Luís, Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Codó, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha, Barreirinhas, São José de Ribamar, Maiobão e Itapiracó.
No palco os atores Adeílson Santos, César Boaes e Charles Jr. retratam de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Em cartaz há 4 anos, sempre lotando as apresentações, a peça conta a história de duas personagens, Dijé (vivida por Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia e Clarisse, (interpretada por César Boaes) uma emergente alpinista social.A montagem conta ainda com o ator Charles Jr. em diversos papéis de apoio.
Confira as datas e locais de apresentação da caravana:
São Luis: 16.10 / Praça da Igreja do Cohafuma
Balsas: 21.10 / Praça de Eventos (em frente ao ginásio de esportes)
Imperatriz: 23.10 / Viva Beira Rio
Barra do Corda:25.10 / Praça Melo Uchôa
Caxias: 27.10 / Praça do Pantheon
Codó: 28.10 / Praça Ferreira Bayma
Bacabal: 30.10 / Praça do Bolo
Santa Inês: 01.11 / Praça da Saudade
Pinheiro: 03.11 / Praça em frente à Prefeitura
Chapadinha: 05.11 / Praça Irineu Veras Galvão
Barrerinhas:07.11 / Praça do Trabalhador
Maiobão: 12.11 / Viva Maiobão
São José de Ribamar: 13.11 / Praça da Matriz
Itapiracó: 14.11 / Estacionamento do Parque
Quatro perguntas// Diretor César Boaes:
1. Como garantir a identificação do público com a comédia?
“Além do texto ter sempre muitos regionalismos maranhenses, a peça é adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa, sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes. A cada nova temporada uma nova temática, com quadros novos. Estamos sempre inserindo novidades”.
2. Levar a comédia que é sucesso há 4 anos na capital para o interior era um sonho da Cia. Sta Ignorância?
“Era um grande sonho sim, e que só foi viabilizado graças ao importante patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura devido ao enorme custo de produção. Não queríamos fazer de qualquer jeito e improvisado. estamos levando uma produção completa, com palco, som e luz de muita qualidade além de cadeiras para oferecer total conforto e segurança à população nas apresentações. A escolha das praças públicas é para dar um caráter de itinerância, mas sem perder a qualidade de um teatro”.
3. Qual é a expectativa em relação à receptividade das novas plateias?
“A melhor possível. Já fizemos apresentações antes em algumas cidades do interior e a platéia foi extremamente respeitosa e atenciosa. Eles não possuem tanta oferta cultural e quando têem a chance de assistir a um espetáculo até valorizam mais que o público da capital”.
4. A quem se destina a comédia?
“A públicos de todas as idades, classes sociais e estilos. Recebemos alguns feedbacks de quem nos assiste e para nossa surpresa já tivemos elogios de crianças, de idosos, de pessoas autistas , outras em tratamento oncológico que disseram que ir nos assistir era o mesmo que esquecer da dor do tratamento por um momento e simplesmente ser feliz e sorrir. Esse retorno nos alimenta e dá sentido ao nosso trabalho. Queremos levar muito riso e diversão a essas 13 cidades a serem visitadas pela Caravana Pão com Ovo”.