TEATRO

Caravana Pão com Ovo terá início amanhã, em São Luís

Inicio da temporada acontecerá na próxima sexta, dia 16, com apresentação gratuita na Praça da Igreja do Cohafuma

Pão com Ovo

Os meses de outubro e novembro serão especiais para milhares de habitantes de 13 cidades maranhenses, muitas das quais receberão pela primeira vez uma companhia de teatro com apresentação gratuita em sua localidade.

Trata-se da “Caravana Pão com Ovo”, um amplo projeto cultural que foi viabilizado graças ao patrocínio da CEMAR e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto consiste em 14 apresentações da peça teatral maranhense “Pão com Ovo”, de forma itinerante em 13 cidades e com caráter popular, uma vez que todas as apresentações se darão em praças públicas, e serão gratuitas e aberta a públicos de todas as idades. A primeira apresentação acontece nessa sexta (16,10) em São Luís, na Praça da Igreja do Cohafuma, às sete da noite e aberta ao público, com cadeiras e muito conforto e segurança garantidos.
A Caravana é uma parceria da Cia. Santa Ignorância, autora da peça “Pão com Ovo”, que é sucesso de público há 4 anos em São Luís e da produtora Grupo Oito Comunicação, agência especializada na concepção e produção de projetos incentivados através de leis Estaduais / Federais, da publicitária Cássia Mello Pflueger. Devido ao alto custo de logística, o projeto só foi viabilizados graças ao patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado.
“Para a Cemar é muito importante proporcionar projetos como este, pois é a certeza de oportunizar para mais pessoas o acesso a espetáculos teatrais, que fortalecem nossa identidade cultural.
Nos últimos anos a Companhia tem investido fortemente na cultura do Maranhão. Já foram mais de 50 projetos culturais nos últimos três anos,“ enfatiza Carlos Hubert, Gerente de Comunicação e Marketing da Cemar.
 
“No Maranhão, a população de diversos municípios além de ansiosa está ociosa culturalmente. E agora com esse projeto estamos muito felizes em poder oferecer um teatro de qualidade, profissional e com temas regionais e de total identificação popular, que leva as pessoas às gargalhadas e ao mesmo tempo as faz refletir sobre temas sérios como a (falta de) qualidade do atendimento, que é o mote que permeia o texto do Pão com Ovo”, declarou o ator e diretor César Boaes, que na peça interpreta a personagem Clarisse.
Para facilitar o acesso das pessoas em cada comunidade, a peça será encenada nas principais praças dos municípios visitados, mas contando com uma super estrutura de palco, som e luz, além de cadeiras e decoração. Com um tempo médio de 1H20 de duração, a peça conta com skeches da montagem original do “Pão com Ovo”, além de alguns quadros que são sucesso do grupo na internet. As regiões contempladas com o projeto são: São Luís, Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Codó, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha, Barreirinhas, São José de Ribamar, Maiobão e Itapiracó.
No palco os atores Adeílson Santos, César Boaes e Charles Jr. retratam de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Em cartaz há 4 anos, sempre lotando as apresentações, a peça conta a história de duas personagens, Dijé (vivida por Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia e Clarisse, (interpretada por César Boaes) uma emergente alpinista social.A montagem conta ainda com o ator Charles Jr. em diversos papéis de apoio.
Confira as datas e locais de apresentação da caravana:
São Luis: 16.10 / Praça da Igreja do Cohafuma
Balsas: 21.10 / Praça de Eventos (em frente ao ginásio de esportes)
Imperatriz: 23.10 / Viva Beira Rio
Barra do Corda:25.10 / Praça Melo Uchôa
Caxias: 27.10 / Praça do Pantheon
Codó: 28.10 / Praça Ferreira Bayma
Bacabal: 30.10 / Praça do Bolo
Santa Inês: 01.11 / Praça da Saudade
Pinheiro: 03.11 / Praça em frente à Prefeitura
Chapadinha: 05.11 / Praça Irineu Veras Galvão
Barrerinhas:07.11 / Praça do Trabalhador
Maiobão: 12.11 / Viva Maiobão
São José de Ribamar: 13.11 / Praça da Matriz
Itapiracó: 14.11 / Estacionamento do Parque
Quatro perguntas// Diretor César Boaes:
1. Como garantir a identificação do público com a comédia?
“Além do texto ter sempre muitos regionalismos maranhenses, a peça é adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa, sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes. A cada nova temporada uma nova temática, com quadros novos. Estamos sempre inserindo novidades”.
2. Levar a comédia que é sucesso há 4 anos na capital para o interior era um sonho da Cia. Sta Ignorância?
“Era um grande sonho sim, e que só foi viabilizado graças ao importante patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura devido ao enorme custo de produção. Não queríamos fazer de qualquer jeito e improvisado. estamos levando uma produção completa, com palco, som e luz de muita qualidade além de cadeiras para oferecer total conforto e segurança à população nas apresentações. A escolha das praças públicas é para dar um caráter de itinerância, mas sem perder a qualidade de um teatro”.
3. Qual é a expectativa em relação à receptividade das novas plateias?
“A melhor possível. Já fizemos apresentações antes em algumas cidades do interior e a platéia foi extremamente respeitosa e atenciosa. Eles não possuem tanta oferta cultural e quando têem a chance de assistir a um espetáculo até valorizam mais que o público da capital”.
4. A quem se destina a comédia?
“A públicos de todas as idades, classes sociais e estilos. Recebemos alguns feedbacks de quem nos assiste e para nossa surpresa já tivemos elogios de crianças, de idosos, de pessoas autistas , outras em tratamento oncológico que disseram que ir nos assistir era o mesmo que esquecer da dor do tratamento por um momento e simplesmente ser feliz e sorrir. Esse retorno nos alimenta e dá sentido ao nosso trabalho. Queremos levar muito riso e diversão a essas 13 cidades a serem visitadas pela Caravana Pão com Ovo”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias