Bastidores da notícia

Atrações que mostram os bastidores do jornalismo ganham a telinha

A liga, Conexão repórter e Profissão repórter são alguns dos programas que exploram as dificuldades da profissão

A liga

Existe uma separação na televisão quando se trata de jornalismo. De um lado, os telejornais tratam dos temas do dia a dia, de maneira muitas vezes rasa; de outro, os programas investigativos abordam, geralmente, um assunto de forma mais profunda, em detalhes. Nessa área estão A liga, exibido pela Band, Conexão repórter, do SBT, Repórter Record Investigação, da Record, e Profissão Repórter, da Globo.

Apesar de cada um ter suas peculiaridades, os programas seguem a mesma estrutura: um tema é escolhido, uma equipe de reportagem faz as investigações — que podem durar meses —, e, em seguida, a atração vai ao ar. Vale destacar entre esses A liga, da Band. Ao contrário dos demais, ele não é apresentado por jornalistas, mas sim pela dupla formada pela modelo Mariana Weickert e pelo rapper Thaide.
Os dois dão um tom mais despretensioso ao programa e deixam de lado a imparcialidade comum aos jornalistas para se envolver com os dramas apresentados. A nova temporada da atração, por exemplo, estreou com os dramas dos presídios e levou muita gente às lágrimas com as confissões do que acontece por lá.
Já nas atrações comandadas por Roberto Cabrini e Domingos Meireles, o Conexão Repórter e o Repórter Record Investigação, respectivamente, o tom é de um verdadeiro jornalão. Com vozes imponentes, a todo momento parece que você está em um filme de mocinhos e bandidos. Geralmente, não são abordados temas leves.
A maioria denuncia tráfico de drogas ou pessoas e fala das atitudes de tribos urbanas. Vale lembrar que os dois já haviam passado pela Globo, com reportagens ou programas que seguiam o mesmo esquema.
Com jornalistas iniciantes, os chamados focas da redação, o Profissão Repórter, comandado por Caco Barcellos, já está na sétima temporada. Além das reportagens na rua, a atração mostra — bem pouco — como se chegou até as fontes, o processo de edição e as dicas de Barcellos. Um dos únicos problemas é o tempo. Quando os repórteres vão se aprofundar nas matérias, o programa acaba.
Caco Barcellos
Serviço
A liga
Toda terça-feira, às 22h30, na Band
Conexão repórter
Todo domingo, à 0h, no SBT
Profissão Repórter
Toda terça-feira, às 23h30, na Globo
Repórter Record Investigação
Toda segunda-feira, às 22h15, na Record
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias