Com o retorno de Diones, o Sampaio Corrêa enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova, hoje (19), às 16h30, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro precisando superar o confronto direto para entrar novamente no G-4.
O volante do Tricolor cumpriu suspensão diante do Criciúma e viajou de São Luís para Salvador para se encontrar com a delegação e enfrentar sua antiga equipe onde viveu os melhores anos de sua carreira.
Aos 30 anos, Diones assumiu o posto de capitão da equipe e vem sendo um dos líderes da boa campanha boliviana até aqui na Série B. Mesmo com uma tarefa mais defensiva na formação do técnico Léo Condé, o maranhense de Timbiras balançou a rede quatro vezes, mesma quantidade dos jogadores de ataque, como Pimentinha e Válber, e mais que os centroavantes Jheimy (3) e Douglas (2).
Após uma história de 109 jogos e seis gols marcados, Diones retorna à Fonte Nova para reencontrar a equipe em passou três temporadas. Em sua passagem pelo Bahia, foram dez competições disputadas e o grito de campeão estadual em 2012.
Outro “bom filho” que retorna à casa é o meia Nádson. O baiano de Lauro de Freitas foi poupado no último jogo e entrou apenas aos 36 minutos do segundo tempo na vaga de Edgar. Recuperado, deve retornar ao time titular substituindo Léo Rodrigues, que atuou como ponta-direita em Criciúma.
No comando do ataque deve ocorrer a terceira mudança natural feita por Condé. Jheimy, que marcou três gols nos últimos cinco jogos, deve ser o camisa 9 do time em Salvador, substituindo Douglas. O jogador sentiu dores musculares e ficou de fora da última partida em Santa Catarina.
No meio desse mundo de reencontros e retornos, a partida de hoje marca um confronto direto por uma vaga no grupo dos quatro melhores. O Sampaio está na quinta posição com 43 pontos, dois a menos que o adversário dessa tarde.
O rival é um mandante indigesto que ainda não foi derrotado na Arena Fonte Nova, e em apenas três oportunidades, em 13 jogos, viu sua torcida deixar o estádio sem comemorar os três pontos na tabela.
Caso consiga a importante vitória, o time maranhense fatalmente entra no grupo dos quatro primeiros sem necessitar de outros resultados. Mas uma derrota pode ser decisiva para as pretensões do Tricolor, pois ficaria a quatro pontos de distância do objetivo final, o G-4, e pode ser ultrapassado por duas equipes na classificação geral.
Histórico
O Sampaio Corrêa nunca venceu o Bahia em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo foram três encontros com uma vitória baiana e dois empates.
O primeiro encontro ocorreu na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1974, no Estádio Nhozinho Santos, e terminou com o placar de 2 a 2. Os gols do Tricolor foram marcados pelo atacante Adelino.
Em 1999, o duelo ocorreu no Estádio da Fonte Nova, pela Série B, e o Bahia levou a melhor, por 3 a 1. Já no primeiro turno dessa temporada, no Estádio Castelão, as duas equipes se enfrentaram e não conseguiram balançar as redes, garantindo um empate por 0 a 0.
Ficha Técnica
Bahia x Sampaio Corrêa
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 19 de setembro de 2015 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (SC) e Eder Alexandre (SC)
SAMPAIO: Rodrigo, Daniel Damião, Plínio, Luiz Otávio e William Simões; Léo Salino, Diones, Válber, Nádson; Edgar e Jheimy. Técnico: Léo Condé.
BAHIA: Douglas Pires, Cicinho, Róbson, Gustavo e João Paulo; Yuri, Gustavo Blanco, Rômulo e Eduardo; Roger e Kieza. Técnico: Sérgio Soares.