Já pensou perder até 30% daquela gordura localizada, sem fazer cirurgia? Pois é, uma técnica garante essa perda de gordura, é a terceira geração da criolipólise. A tecnologia europeia acabou de chegar ao Brasil e ao Maranhão, com garantia de segurança e qualidade certificadas pela Anvisa. O método não invasivo consiste em destruir a célula de gordura por resfriamento e pode ser uma ferramenta muito eficaz no modelamento do corpo. A médica e especialista em estética e nutrologia Hosana Reis explica como funciona esta técnica. “Os cientistas foram observando que o tecido adiposo e a célula adiposa têm mais sensibilidade ao frio do que os outros tecidos. Essa sensibilidade ao frio foi sendo avaliada, e com o avanço da tecnologia foi surgindo a criolipólise, que é o resfriamento daquela área de gordura em que as células adiposas vão morrendo”.
O procedimento
Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial.
Na clínica Hosana Reis, a criolipólise é feita com o aparelho CoolTech
Na clínica Hosana Reis, o método é feito com o aparelho CoolTech, que traz mais segurança e eficácia para o procedimento. A tecnologia é mais avançada, pois ele possui autocontroles, não precisa da mão humana para controlar a temperatura, tem uma manta mais espessa, protegendo o paciente. Além de ser mais cômodo para o profissional que opera o equipamento, traz conforto para o paciente, pois não precisa de anestesia, possui menor tempo de recuperação e menor custo adicional, registrado pela Anvisa, conforme Reis. “Já existiam opções de criolipólise no país, mas aguardamos uma tecnologia mais avançada. Quando participei em um congresso na França, que foi apresentada essa terceira geração. Esperamos a chegada no Brasil, porque queremos trazer o que é mais seguro para o nosso paciente, não trabalhamos com modismo. Aguardamos porque sabíamos que ia ter segurança para o paciente”.
Recuperação tranquila no pós-operatório
O tempo do procedimento é de 70 minutos para cada região do corpo. Antes, para obter os mesmos resultados, era necessá¬rio gastar de quatro a cinco horas em cada região tratada. Com a Terceira Geração da Criolipólise, dois aplicadores são adaptáveis ao corpo e duas regiões podem ser tratadas ao mesmo tempo. Ou seja, duas partes do corpo podem receber o tratamento em apenas 70 minutos, e quatro regiões podem ser tratadas em 140 minutos. Os aplicadores têm desenho ergonômico e se adaptam às várias partes do corpo, como culotes, joelhos e glúteos.
Após o procedimento, as células adiposas vão sendo eliminadas de forma gradual pelo corpo, através do tecido linfático. O resultado pode ser observado a partir de 20 dias depois do tratamento. O resultado total daquela área tratada somente com três meses, em que o paciente pode perder de 25% a 30% de gordura, segundo a especialista.
O pós-tratamento é mais tranquilo que outros tipos de procedi¬mentos. Mas são feitas algumas recomendações como evitar banhos quentes, banho de piscina por 24 horas e atividade física por 48 horas.
Antes de fazer o método, o paciente passa por uma avaliação médica, para saber se tem a indicação para o procedimento. Nela, é feita a retirada das medidas e fotografadas. Pessoas com problemas de coagulação, como trombose, e com algumas patologias não são indicadas, assim como aquelas que têm sensibilidade ao frio.
A especialista ressalta que, além de fazer o método, é necessária a prática da atividade física e a reeducação alimentar. “São pilares básicos para longevidade esse tipo de orientação. Eliminando essa gordura pelo método, ainda continua existindo células de gordura ali. Então, é preciso cultivar hábitos saudáveis”.