A Feira do Livro de São Luís chega a sua 9ª edição com o tema “Cidade livre, Cidade de livros”. Realizada de 2 a 11 de outubro, no Centro Histórico, este ano a FeliS traz como patrona a professora e historiadora Lourdinha Lacroix e os homenageados Alberico Carneiro, Mário Meireles (in memoriam), Mary Ferreira e Raimunda Frazão. O Sesc atua mais uma vez como correalizador do evento apoiando a vinda de grandes nomes da literatura brasileira e disponibilizando ao público o Espaço Sesc de Leituras e a Unidade Móvel BiblioSesc na Praça Nauro Machado, bem no coração do Centro Histórico. Nos dias 3 e 4 de outubro as atividades acontecem das 14 às 20 horas. De 5 a 9 de outubro o horário de funcionamento é das 9 às12 horas e das 14 às 19 horas. No último final de semana de realização da 9ª FeliS, dias 10 e 11 de outubro, o Espaço fica aberto ao público das 9 às 12 e 14 às 20 horas.
O Espaço Sesc de Leituras oferecerá aos visitantes uma vasta programação com oficinas de contos e poesias, ilustração, tiras, atividades de leitura, pintura facial, além de exposições e exibições de filmes infantis no espaço Cine Sesc. A ideia é trabalhar de forma interativa com o público com foco na história de São Luís através de jogos, abordando as lendas, patrimônios, pontos turísticos, entre outras informações sobre a cidade.
Nesta edição, o Sesc apresenta 32 profissionais do campo do conhecimento literário que abordarão diferentes temas por meio de palestras, rodas de conversa, performances literárias, intervenções urbanas e declamação de poesia em diferentes pontos do Centro Histórico: no Espaço Palavra Livre “Mário Meireles”, no Teatro João do Vale, a programação acontece no dia 03 de outubro, às 17 horas e de 4 a 10 de outubro, às 20 horas. Já no Café Literário “Mário Meireles”, as atividades estarão abertas ao público de 4 a 10 de outubro, a partir das 17 horas.
9ª FeliS
A Feira do Livro de São Luís, maior evento literário do Maranhão, objetiva promover a leitura e divulgar a produção e criatividade do livro, além de valorizar e preservar o patrimônio histórico e arquitetônico de São Luís.
“Cidade Livre, Cidade do Livro”, tema da 9ª edição FeliS, ocupará os seguintes pontos: Rua Trapiche, Casa do Maranhão, Morada das Artes, Praça Nauro Machado, UNIVIMA, Praça da Faustina, Praça da Criança, Praça dos Catraieiros, Rua Portugal, Rua João Gualberto, Beco Catarina Mina, Auditório da Faculdade de História da UEMA, Auditório da Escola de Música Lilah Lisboa, Praça Valdelino Cécio, Praça Benedito Leite e Galeria Trapiche.
A patrona da 9ª edição FeliS, Lourdinha Lacroix, é formada em direito e história pela UFMA com especialidade em História Contemporânea na Universidade de Laval, no Canadá, e mestra em Filosofia da Educação pela UFMA/Fundação Getúlio Vargas. Lourdinha Lacroix publicou as obras A Fundação Francesa de São Luís e seus Mitos (2001), A Campanha da Produção 1948-1958 (2004) e Jerônimo de Albuquerque Maranhão: guerra e fundação no Brasil colonial (2006). Seu principal trabalho data de 2012: São Luís do Maranhão, Corpo e Alma. A sua produção mais recente, concluída em 2015, é a obra História da Medicina em São Luís.