Coaching

Processo de Coaching ajuda na busca pelo autoconhecimento

A parceria entre o coach (profissional) e o coachee (pessoa que passa pelo processo) busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida

Coaching
A busca do auto conhecimento e da potencialidade do indivíduo, assim funciona o coaching, uma metodologia que é baseada na psicologia positiva, na neurociência, planejamento estratégico e outras ciências. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
Este processo vai trazer resultado, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. “As pessoas têm obstáculos na vida, quer mudar de emprego, quer casar, ou não… Fazem planos para suas vidas, mas muitos elas não sabem resolver. Mas a solução está dentro dela, porém ela não é treinada para fazer as perguntas, que podem trazer este conhecimento”, ressaltou o coach profissional e pedagogo, Cidinho Marques.
Coaching
A parceria entre o coach (profissional) e o coachee (pessoa que passa pelo processo) busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que a pessoa atinja uma determinada meta ou objetivo. Porém, Marques reforça que o coaching não é uma terapia, “não é um aconselhamento, o coach não é um terapeuta.Fazemos que o outro mergulhe no seu auto conhecimento, fazer uma viagem para dentro de si, vendo seus pontos fortes e pontos fracos”. 
Para descobrir este caminho a base é o diálogo, claro com perguntas e repostas. O coach, por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee e nem estabelece com a pessoa uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo coaching em baseado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções. 
Diante deste processo muitas empresas estão implementando este processo no ambiente de trabalho por meio de palestras com os profissionais e testes. “As empresas têm diferentes necessidades para fazer um trabalho com os funcionários, o objetivo dos empregadores é que os funcionários possam descobrir suas potencialidades e poder produzir mais. Se não estão rendendo, por meio desse processo vai ser descoberto, que pode ser uma insatisfação ou até mesmo a pessoa não ter aptidão para aquela função. Então descobrimos outros pontos fortes”, enfatiza Marques. 
Outra razão um pouco constrangedora mas é que a pessoa pode acabar descobrindo que não pertence mais aquele local e o empregador sabe também das intenções do funcionário, porém não ocorre demissão. Segundo coach Cidinho, ele pode descobrir que está infeliz no trabalho e consequentemente descobre que a melhor forma é mudar de emprego, ou de empresa, trilhar um mundo novo para ter sucesso.
De acordo com Marques o processo de colching pode ser realizado a partir da adolescência, pois na fase da infantil não está bem resolvido. Na adolescência pode trazer um direcionamento aos jovens. Sendo estendido para outros campos da vida, desde profissional, pessoal e espiritual.
O coaching está se expandindo no mundo todo, o principal motivo é por vivermos na era da informação. “O conhecimento está sendo dobrado, é muita informação, tem mais opção e mais dúvidas, normal que as pessoas se percam, então buscamos as pessoas se encontrarem”.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias