Mauricio de Sousa lança produtos da marca Turma da Mônica
Entre os 42 produtos divulgados pelo escritor, estão inclusas transposições dos famosos quadrinhos dos gibis para livros
Por: Estado de Minas
Mauricio de Sousa não para nunca. Empresário do mercado editorial de quadrinhos mais bem-sucedido do Brasil, o paulista de Santa Isabel completa 80 anos em 27 de outubro e está de olho na surpresa que os filhos preparam, mas também não tira o olho do mercado. Na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, ele lançou 42 produtos relacionados ao mundo dos gibis. São 50 anos de produção ininterrupta, sempre atento às tendências do mercado e pronto para entender as demandas.
Do estúdio do cartunista, no qual trabalha um time de desenhistas e roteiristas responsáveis por criar novas situações para a turma, saiu um livro de colorir, mangás, uma série de livros que retomam as histórias das tirinhas dos anos 1960, uma versão em fábula e até uma biografia em quadrinhos do próprio criador. Uma caixa com tiragem limitada e numerada com 15 DVDs e seis pôsteres completa a leva de lançamentos. Além disso, há uma série de livros de outros autores que se apropriam das personagens da turma para criar suas próprias histórias, caso de Mônica é daltônica?, de Odilon Moraes; e Turma da mata — Muralha, de Artur Fujita.
Mas a novidade mesmo, para Mauricio, é o mangá, tentativa de segurar um pouco mais os jovens leitores que não são mais crianças e começaram a abandonar os gibis. “A história em quadrinhos é mais comportadinha e o mangá é um produto mais atirado. É como se fosse uma gíria gráfica nova para o leitor”, explica.