O nadador maranhense Frederico Veloso de Castro, disputou no último fim de semana o XXVII Torneio Norte/Nordeste – III Troféu Walter Figueiredo Silva, em Aracaju/SE. Na manhã de sábado (26), ele competiu a prova dos do 50m nado livre, prova na qual não é sua especialidade, mas conseguiu superar todos os representantes de outros estados da região. Com uma diferença de quatro centésimos na frente do velocista e experiente nadador representante do estado da Bahia, José Sanches, Frederico garantiu a medalha de ouro com o tempo 23s49.
O maranhense, atleta do Sampaio Corrêa, também nadou na prova dos 100m nado borboleta, prova da qual detém títulos e recordes internacionais. Obteve um bom desempenho e, sem dificuldades, também conseguiu o ouro com o tempo de 54s, ficando entre os melhores nadadores do país, e aproximando-se do índice olímpico a 11 semanas da primeira seletiva nacional.
“Tempo esse que me dá total confiança no trabalho que vem sendo feito, o treinamento vem sendo dividido em etapas, onde o foco é na primeira seletiva olímpica daqui a 11 semanas”, disse o nadador, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Durante o domingo (27), Frederico Castro disputou os 50m nado borboleta, fez uma boa prova, e conseguiu, além da medalha de ouro, superar o recorde geral do campeonato, trazendo para o estado o troféu de melhor índice técnico do XXVII Torneio Norte/Nordeste.
Na prova dos 200m nado livre, que não faz parte de seu treinamento, o maranhense garantiu a medalha de bronze. “Conquistar quatro medalhas para o Maranhão, sendo uma de bronze e três de ouro, ganhar o troféu de melhor índice técnico do torneio norte nordeste e obter a maior pontuação individual na soma dos resultados, mostra que estamos no caminho certo em busca de resultados ainda mais expressivos”, pontuou Frederico.
O maranhense é especialista nas provas de 50, 100 e 200 metros nado estilo borboleta e detém os títulos de campeão brasileiro, sul-americano e da Copa do Mundo de Natação na etapa de Berlim, na Alemanha. Com os resultados, o atleta pode ser cotado para integrar a seleção olímpica de natação para os Jogos Rio 2016, com chances de medalha.
“Espero que a nova geração do esporte maranhense prospere em seus ideais e num futuro próximo venha representar o nosso estado em alto nível, não o de querer ser melhor, mas de representar um só, o Maranhão. Agradeço ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), possibilita o patrocínio da Cemar através da Lei de Incentivo ao Esporte e à toda a equipe que me acompanha e que me motiva a cada desafio”, finalizou.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial