ESPETÁCULO

Entre Quatro Paredes em exibição na capital maranhense

Releitura da clássica obra escrita em 1944 por Jean Paul Satre será exibida na Sala Sated, localizada na Praia Grande

Entre Quatro paredes

Três personagens repletos de indagações, dilemas existencialistas e o inferno como ambiente principal. Apesar de não terem se conhecido nesta vida, os envolvidos na trama são condenados a passar a eternidade juntos em um quarto. Cada um deles tenta descobrir uma forma de felicidade com o outro; mas não existe qualquer esquema no qual as três possam ser felizes. Durante todo o mês de setembro, nas próximas quintas, sextas e sábados (17, 18, 19, 24, 25 e 26), o espetáculo Entre Quatro Paredes estará em cartaz em São Luís, a partir das 20h. A peça, que conta com classificação indicativa de 14 anos, mostra um homem e duas mulheres vivendo confinados em um quarto que serve como uma espécie de purgatório, e acabam revelando suas ilusões e próprios defeitos.

No elenco, os atores Thaylon Diniz, Marlucie Emily, Maria Itskovitch e Luciano Fergarr. Com direção de Charles Melo – que assina, ainda, a sonoplastia -, o projeto conta com a direção de produção de Ione Pereira, a iluminação de Ezequias Santos e os figurinos por Maria Raimunda Freitas. Entre Quatro Paredes é um espetáculo altamente concentrado em um ato só, transmitindo emoção crescente e possui uma trama envolvente que não deixa a plateia tomar conhecimento dos fatos cedo demais. Em outras palavras, a história tem o objetivo de fazer com que as descobertas explodam como uma perfeita bomba-relógio cuidadosamente ajustada para determinados momentos da ação.
Foto: Divulgação.


Divulgação

"Fazer uma peça tão admirada mundialmente, tanto pelo ramo da dramaturgia quanto da filosofia, nos traz uma responsabilidade muito grande", Luciano Ferrgar – ator da peça Entre Quatro Paredes

O diálogo é estruturado em uma prosa urbana bastante polida, na melhor tradição naturalista francesa. A história apresenta várias cenas picantes que se pode facilmente ser associada a peças, novelas e filmes franceses. Adultério, infanticídio, lesbianismo, acidente de tráfego, suicídio duplo na cama. Uma obra que para chegar aos palcos do teatro necessita ser bem treinada e captada com toda sua essência pelos atores. “Fazer uma peça tão admirada mundialmente, tanto pelo ramo da dramaturgia quanto da filosofia, nos traz uma responsabilidade muito grande. Todo esse compromisso me faz levar para a vida um pouco de autoconhecimento e refletir a maneira de como nos colocamos diante dos pensamentos uns dos outros, do comportamento perante a sociedade, onde todos nós observamos os que estão ao nosso redor, geralmente, comentando, julgando e apontando defeitos. A célebre frase que sai deste texto é uma realidade grandiosa: ‘O inferno são os outros’, comenta o ator Luciano Fergarr.

Entre Quatro Paredes é uma peça curta, tem pouco mais de 30 páginas e é facilmente encontrada na internet. Uma leitura que vale a pena. Um trabalho com riquíssimos diálogos entre os personagens, com falas carregadas de metáforas e de subjetividades, escancarando a habilidade de Sartre para traçar diversos meandros acerca da existência humana. “A nossa maior dificuldade em montar esse texto é justamente a pressão/responsabilidade de está com algo totalmente culto e conhecido para quem gosta de literatura e filosofia. Claro que não deixando de lado a maneira clara para uma interpretação que fizesse com que o público tivesse entendimento.”, acrescenta o ator.
Os três personagens de Entre Quatro Paredes são: Garcin, um jornalista pacifista que morreu quando tentava fugir do serviço militar; Inês, uma funcionária lésbica dos correios, que seduzira a mulher de seu primo, Florence, e, quando o primo morreu num desastre de bonde, induziu Florence a cometer suicídio; e Estelle, uma narcisista mulher de sociedade que se casara por dinheiro, teve uma filha de relação adúltera, matara a criança e com isso levara o amante a suicidar-se. Um dos pontos de maior destaque da peça é a capacidade de manter o espectador preso dentro do enredo ao longo dos seus 60 minutos de duração utilizando os diálogos como atrativo principal. A peça foi escrita ainda durante a Segunda Guerra Mundial quando Sartre atendeu a um pedido do editor Marc Barbézat e, devido às dificuldades do período, restringiu os elementos cênicos. Assim, o drama é representado por apenas três atores, num único cenário. Com isso, reduziu o orçamento e facilitou a sua apresentação em turnês o que deu ainda mais evidência e destaque para o conteúdo apresentado pelos atores. “Na encenação fazemos uso de um espaço intimista e pequeno para a encenação da peça, com isso a plateia se sente mesmo dentro do quarto no inferno junto com os personagens. Isso faz com que a expectativa, e logo a compreensão, deles só aumente”, explica Luciano.
Entre Quatro Paredes é o perpétuo jogo de encontros e desencontros da mente humana. Um espetáculo que traz ao público uma boa dose, na medida certa, de conhecimento e reflexão. Os ingressos podem ser adquiridos no local da apresentação, na Rua da Estrela, 350, Praia Grande, no valor de R$ 30,00.

Cartaz

Sinopse

Condenados a viver eternamente juntos e confinados entre quatro paredes, um homem e duas mulheres, gradativamente deixam cair suas máscaras na ilusão de que isso os salvará, no entanto, como diz uma das personagens; – O Inferno são os outros. O seu prazer, a sua dor e mesmo a sua imagem, (na falta de espelhos) está no outro; – Estão num carrossel, eternamente, sem nunca alcançar o que perseguem.
Obra chave da filosofia existencialista, a peça formula uma metáfora poderosa das relações humanas, onde como as coisas que os outros analisam e pensam de você torna-se mais importante do que quem realmente você é.
Anota aí:
O quê? Peça Entre Quatro Paredes na Sala Sated
Quando? Durante todo o mês de setembro, nas próximas quintas, sextas e sábados (17, 18, 19, 24, 25 e 26)
Onde? Sala Sated (Praia Grande)
Quanto? R$30,00
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias