MISTURAL CULTURAL

Coletivo de artistas em Ribamar

Movimento canta Riba agita São José de Ribamar

O Movimento Canta Riba marca presença no Festejo de São José de Ribamar, nesta sexta-feira, 4, a partir das 21h, no Largo do Espaço Cultural (ao lado da Prefeitura). Formado por um coletivo de artistas ribamarenses será apresentado um show com grupos e cantores solos da cidade. O evento dá continuidade a uma série de outros que vêm ocorrendo desde 2012, a exemplo do Mistura Cultural e do Sarau Cultural, organizados por artistas da terra, como João de Deus e Alesandra Santos.
Neste show participarão o Grupo Experimental Maraú (samba de raiz e bolero), Banda Humble (pop rock e MPB), Warlysson Diniz e Lucas Gonçalves. Os grupos mesclam seus componentes na execução de algumas músicas, como nas cantadas por Bruno San, que interpreta de Zé Ramalho a Pink Floyd em ritmo de samba. O professor da UFMA e artista multimídia João de Deus é um dos idealizadores do movimento, ao lado do cantor Fran Moreira (Banda Humble) e do poeta Roberto Paixão.
“O Movimento Canta Riba reúne um coletivo de artistas da cidade balneária preocupado em dar visibilidade e vez às expressões e valores artísticos da terra, sejam poetas e artistas plásticos ou cantores, performers, instrumentistas ou estilistas e modelos. O movimento já completou três anos e surgiu em 2012 com a criação do Grupo Canta Riba”, conta João de Deus, idealizador, artista e professor universitário.
O grupo Canta Riba extinguiu-se ainda no primeiro ano, em 2012, no entanto seu surgimento naquele ano causou grande impacto no cenário musical da cidade, por mostrar a força e a beleza de um trabalho conjunto com jovens todos, na faixa dos 20 anos, coordenados por dois artistas com mais maduros, João de Deus e Bruno San. E transformou-se em algo mais amplo a que se denominou de Movimento Canta Riba, que segundo um dos coordenadores do movimento, o professor e artista João de Deus, “foi para mostrar que em Ribamar existe multiplicidade de artistas, estilos e linguagens musicais e outras, apenas à espera de um espaço fixo de apresentação e encontro, pelo menos mensal, a princípio”.
O evento desta sexta-feira privilegiará especialmente a música e apresentará dois grupos musicais bastante distintos: o Experimental Maraú, que mostra sucessos da MPB e internacionais, utilizando instrumentos tradicionais do samba, além de contrabaixo e banjo – ou boleros em ritmo de samba canção e músicas de sambistas ribamarenses, a exemplo de Donato Alves e Seu Nycanor. E a Banda Humble, fundada pelo cantor e compositor Fran Moreira em 2013 e que privilegia o pop rock nacional e a MPB. Além das participações dos cantores Warlliisson Diniz e Lucas Gonçalves, que se apresentarão acompanhados pelos músicos da Banda Humble. 
O Movimento acontecerá toda primeira sexta feira do mês e a ideia, segundo Fran Moreira, outro integrante do grupo é realizar algo semelhante ao que acontece no bairro do Cohatrac com o movimento Sebo no Chão.
Anota aí!
O quê? Movimento Canta Riba
Quando? Hoje, (4), às 21h
Onde? Largo do Espaço Cultural (S.J. de Ribamar)
Quanto? Aberto ao público
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias