Los Angeles está na competição para receber sua terceira Olimpíada, enquanto Hamburgo, Paris, Roma e Budapeste irão tentar levar o evento multiesportivo de volta à Europa, após as cinco cidades terem sido oficialmente anunciadas nesta quarta-feira (16), como candidatas para sediar os Jogos Olímpicos de 2024.
O Comitê Olímpico Internacional (COI), que irá selecionar a candidatura vencedora em 2017, anunciou a lista final após o encerramento do prazo final de inscrições, na terça-feira (15).
“O COI recebe essas cinco cidades incríveis para esta forte competição”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em teleconferência com repórteres.
Bach acrescentou que Baku, no Azerbeijão, sede da primeira edição dos Jogos Europeus em junho, também considerou concorrer e conversou com o COI antes de decidir esperar por uma possível candidatura para 2028.
Após uma campanha frustrante para os Jogos de Inverno de 2022, em que somente duas candidatas -Almati, no Cazaquistão e Pequim, a vencedora- continuaram na corrida após outras quatro cidades saíram por conta de preocupações financeiras ou falta de apoio público, o COI procura restaurar a imagem das Olimpíadas como um projeto lucrativo.
Os Jogos de 2016 serão no Rio de Janeiro, e a Olimpíada seguinte, em 2020, será realizado em Tóquio.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial