Cohama, Cohab, Cohafuma… o que significa o nome dos bairros?
Os bairros de São Luís também carregam consigo a origem da formação de seus conjuntos habitacionais na sigla, mas nem todo mundo sabe o porquê dos nomes
Além de contar com as lendas e histórias sobre a ocupação dos franceses, portugueses e holandeses, os bairros de São Luís também carregam consigo a origem da formação de seus conjuntos habitacionais, aqueles que começam com “COHA”, mas nem todo mundo sabe por quê. Vamos entender?
Cohatrac surgiu da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio e logo em seguida veio um segundo conjunto, Cohatrac II, também iniciativa do sistema da mesma cooperativa. O bairro deixou de ser um recanto dos comerciários e passou a ser um conjunto de comerciantes logo após a iniciativa de uma construtora em instalar imóveis na área para depois vendê-los.
Quer dizer Cooperativa Habitacional Brasileira. Outro bairro que também era parte de um projeto de conjunto urbano. Idealizado pela extinta Companhia de Habitação Popular do Maranhão (COHAB) e, posteriormente, financiado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). O conjunto era destinado aos moradores de baixa renda, tendo como alguns de seus arrendatários, pessoas que moravam em palafitas nos bairros do Caratatiua e também na Alemanha, que sofriam com constantes incêndios criminosos. Posteriormente o bairro veio a se transformar no conglomerado urbano Cohab-Anil, com os conjuntos Cohab Anil I, II, II e IV.
Tendo como principal logradouro, a Avenida Daniel de La Touché, o bairro da Cohama cuja sigla nasceu de Cooperativa Habitacional do Maranhão é conhecido por ser um bairro de classe média alta devido às belas casas e presença de pessoas com considerado poder aquisitivo. É um bairro bastante conhecido e possui um terminal de Integração, lanchonetes, supermercados e acesso rápido as praias.