Criada em janeiro deste ano a Subprefeitura, foi pensada para articular ações para melhorias voltadas exclusivamente para o Centro Histórico de São Luís e bairros que ficam no entorno da área. O órgão pretende atender as demandas encurtando o caminho e assim obtendo resultados mais rápidos e práticos sem tantas burocracias.
Com uma área de 220 hectares de extensão e cerca de 3000 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1400 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (IPHAN), e sendo considerado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local, o Centro Histórico é um dos principais pontos turísticos do estado. Por esse motivo são grandes os desafios de administrar tanta informação e reorganizar essa região da cidade.
O Subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, afirma que entre os desafios está a conscientização da população sobre suas responsabilidades. “Reorganizar e, sobretudo, fazer a população entender que todos são responsáveis pelo Centro. Temos uma possibilidade real de gerarmos muito emprego e renda através do turismo histórico. A redenção econômica da Cidade de São Luís passa necessariamente pelo centro da Cidade e precisamos fazer com que todos entendam o papel de cada um nesse contexto importante de transformação”.
Para ativar essa consciência principalmente nos moradores dos arredores da área histórica, o órgão prioriza ações nos bairros da Praia Grande e Desterro, nos próximos meses as ações serão estendidas também para Camboa e Apicum.
“Hoje está sendo feito um trabalho anteportaria para que as pessoas percebam a importância do Centro da Cidade. Em breve e com ações executadas, tenho certeza que teremos sociedade mais consciente sobre a importância do Centro da Cidade” acrescenta Fábio Henrique.
Ao longo destes oito meses de 2015 diversas ações já foram feitas para a melhoria de pontos estratégicos e importantes da região, como, a reorganização da Praça João Lisboa; Derrubada do antigo “inferninho” que está sendo transformado em uma praça poliesportiva que está fase final de construção; Reorganização do Largo de São João; Reorganização da Calçada do Colégio Marista; Reorganização completa do Bairro da Praia Grande.
Outros pequenos e importantes detalhes como iluminação, lixeiras, lavagem de ruas, escadarias, praças e becos, mostram que a atenção merecida está finalmente sendo dada ao local que é tão admirado por turistas e querido por muitos moradores da grande ilha.
Um dos pontos de encontro de amigos e palco de eventos, a Praça Nauro Machado, recentemente reformada passou a ter todo o seu espaço e detalhes valorizados. Agora, a Praça Valdelino Cécio, será a próxima a ser concluída. Como projetos futuros o subprefeito antecipa que o trabalho deve continuar com mais reformas na área.
“Vários como a Praça da Faustina, as reformas das Praças João Lisboa, Rua Grande dentre outras, onde ajudaremos cumprindo nosso papel institucional. Paralelo a isso, estaremos em breve em reunião com o Prefeito, apresentando uma série de intervenções positivas para nossa Cidade”, pontua.