MEMÓRIA

Acervo de Bandeira Tribuzi será recuperado

Foto: Divulgação. "Foi imenso o meu encantamento ao ter contato com este acervo, composto por cartas, anotações, o piano usado pelo artista e, principalmente, o primeiro manuscrito de Louvação à São Luís. Recuperarmos estes documentos históricos representa o reconhecimento e o respeito que temos a uma das mais importantes personalidades de nossa cultura" – Felipe […]

Foto: Divulgação.


Divulgação

"Foi imenso o meu encantamento ao ter contato com este acervo, composto por cartas, anotações, o piano usado pelo artista e, principalmente, o primeiro manuscrito de Louvação à São Luís. Recuperarmos estes documentos históricos representa o reconhecimento e o respeito que temos a uma das mais importantes personalidades de nossa cultura" – Felipe Camarão – secretário de Estado da Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, visitou, na última quarta-feira, dia 16 de setembro, a casa do escritor Bandeira Tribuzi para solicitar autorização para que o Governo do Maranhão assuma a guarda do acervo mantido pela família do poeta. Tribuzi faleceu em 1977, aos 50 anos, e é considerado o introdutor do poema moderno na Literatura Maranhense. Durante a visita, o secretário Felipe Camarão esteve acompanhado do diretor do Teatro Arthur Azevedo, Américo Azevedo Neto; e do subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Carvalho. Bandeira Tribuzi.

Bandeira Tribuzi foi jornalista de intensa produção e autor de inúmeros poemas. O mais popular deles é Louvação a São Luís, que se tornou o hino oficial da capital maranhense. De acordo com o secretário Felipe Camarão, o Governo do Estado quer organizar, catalogar e recuperartodo o acervo de Bandeira Tribuzi, que inclui documentos, cartas e o piano do artista. Também é intenção do governo,a construção de um memorial que de fato sirva à preservaçãoda obra desta ilustre personalidade da cultura maranhense.
A família concedeu a guarda do acervo e ficou sensibilizada com a visita. Segundo os familiares, a visita representou uma preocupação do poder público, que durante tanto tempo ficou longe do acervo de grande valor para história recente do Maranhão.
“Foi imenso o meu encantamento ao ter contato com este acervo, composto por cartas, anotações, o piano usado pelo artista e, principalmente, o primeiro manuscrito de Louvação à São Luís. Recuperarmos estes documentos históricos representa o reconhecimento e o respeito que temos a uma das mais importantes personalidades de nossa cultura”, afirmou Felipe Camarão.
O secretário ressalta que existem dois projetos já elaborados, para a recuperação e a catalogação dos documentos, e a construção de um memorial adequado, para exposição do acervo.
Bandeira Tribuzi
Jornalista, poeta, músico, escritor, caricaturista, Tribuzi nasceu em São Luís em 2 de fevereiro de 1927. Passou 16 anos estudando em Portugal e, no seu retorno ao Maranhão, em 1948, publicou Alguma Existência, obra com a qual, aos 21 anos, inaugura a poesia moderna no Maranhão. Pertence a mais uma geração de poetas e escritores maranhenses cujo alcance extrapola os limites do estado e do Brasil, e da qual fazem parte nomes como os de Ferreira Gullar, Nauro Machado e José Chagas
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias