A aula é no ritmo da dança, movimentos sensuais e mais intensos. Assim é a Zumba Fitness, que envolve a salsa, o merengue, uma variedade de estilos latinos. As coreografias ficam no encargo do professor, e os alunos apenas se divertem e acompanham a dança. Como a Zumba traz muitas variações diferentes, o professor consegue mobilizar praticamente todos os grandes músculos.
Na escola de dança Expressar, muitas pessoas já escolheram a Zumba como a preferida entre os estilos musicais. A vantagem está na queima de calorias. Em uma sala com aproximadamente 20 mulheres, todas estão atentas nos passos e rebolados da professora de Zumba Fitness e educadora física, Rayane Frazão. E haja disposição! Aqui ninguém fica parado e a movimentação é no corpo todo.
“A Zumba Fitness vai melhorar a forma corporal, queima mil calorias por aula, define o corpo. O principal foco são os braços, abdômen, perna e glúteo, é o que as mulheres vêm procurando. A Zumba tem vários ritmos, geralmente colombianos, como a salsa, merengue, além da dança do ventre. A mulher se sente mais solta”, disse Rayana Frazão.
Os exercícios que contam com intervalos e alterações de intensidade. Os intervalados, contam com um excelente gasto calórico total, sendo muito eficientes para o emagrecimento e aumento dos níveis do metabolismo basal. Assim, a Zumba é uma excelente maneira de perda de peso, já que com sua alternância de ritmos, faz com que o corpo fique com os níveis fisiológicos e metabólicos elevados por mais tempo.
Como a Zumba é um exercício aeróbico, mas que conta com alternância de movimentos e de intensidade, é possível desenvolver o tônus muscular, a coordenação motora, resistência cardiorrespiratória e muito mais. Como a Zumba atua em praticamente todos os grandes grupos musculares, mas principalmente os das pernas e glúteos, estes têm grandes ganhos de tonicidade. É bom deixar claro que tonicidade é diferente de hipertrofia, sendo que nesta última o tamanho do músculo é que é aumentado e não apenas seu tônus.
Com a prática constante da dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio também é muito beneficiado, sendo uma boa pedida para pessoas em processo de envelhecimento.
A dança também foi escolhida para melhorar a saúde, como no caso da Maria da Paz, que encontrou este estilo para melhorar o desempenho físico. Há mais de cinco anos, ela pratica o exercício. “A idade foi chegando e o colesterol aumentando. Você precisa fazer atividade física, tentei fazer academia, mas não me identifiquei. Apesar de não saber dançar, faço três vezes por semana, e estou me dando super bem, meu colesterol e minha glicemia estão em dias, também faço uma boa alimentação”.
Outra aula que atrai muitas pessoas é a de ritmos, que envolve o forró, axé, quadrilha, bolero, samba e varia também no momento que está sendo vivenciado o período do ano. “O nosso ponto chave é perda de calorias, então começamos com o ritmo mais lento e depois vamos intensificando. Depois finalizamos com o alongamento”, ressaltou Denis Dam, professor de dança.