PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Seminário regional de ouvidorias debate melhorias ao cidadão

Durante os dois dias, foram debatidos temas relacionados à atuação das ouvidorias, tais como canais de atendimento ao cidadão, técnicas de mediação, entre outros

Ouvidor-geral, Marcos Caminha ao lado do conselheiro do TCE, Washington Oliveira, e ouvidores participantes do Seminário Regional de Ouvidorias Públicas

 

Cidadãos e entes públicos cada vez mais próximos fortalecem o exercício da cidadania e otimizam a prestação de serviços da Gestão Pública. O assunto fez parte da pauta de debates realizados no Seminário Regional de Ouvidorias Públicas da Região Sudeste que aconteceu, nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG).
O evento contou com a participação do ouvidor-geral do Estado do Maranhão, Marcos Caminha, e teve como público-alvo ouvidores, servidores públicos e trabalhadores de órgãos de controle dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais e municipais e do Ministério Público e Tribunais de Contas, além de integrantes de entidades de participação e controle social e acadêmicos.
Durante os dois dias do evento, foram debatidos temas relacionados à atuação das ouvidorias, tais como canais de atendimento ao cidadão, técnicas de mediação entre outros. O objetivo foi conscientizar os participantes acerca da importância dos serviços de ouvidoria como instrumento de assessoramento e fortalecimento da gestão pública, bem como na defesa dos interesses do cidadão.
Durante o ciclo de debates, foi possível discutir estratégias para a formulação de políticas direcionadas a segmentos específicos de ouvidorias públicas, além de identificar necessidades de capacitação e formação, com a finalidade de alcançar o aperfeiçoamento dos mecanismos e das instâncias democráticas de diálogo.
A discussão sobre transparência da gestão pública, controle social e ouvidorias após a edição da Lei de Acesso à Informação é uma importante ferramenta capaz de elevar os padrões das atividades desenvolvidas pela Administração Pública.
“A Ouvidoria Geral do Estado do Maranhão tem se articulado nacionalmente em busca de capacitação e eficiência para desenvolver novas práticas, de acordo com os padrões do serviço público voltados para aprimorar a relação entre o cidadão e o Estado”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha.
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