Brasileirão Série B

Sampaio tem o terceiro ataque mais eficiente na Série B

O Tricolor terminou a primeira parte da Série B com o terceiro melhor ataque entre todos os participantes com 27 gols marcados

Sampaio está entre os cinco melhores ataques da série B
O Sampaio Corrêa terminou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro na sexta posição, com 31 pontos ganhos, e segue na luta em busca por uma vaga entre os quatro primeiros da competição.

O Tricolor terminou a primeira parte da Série B com o terceiro melhor ataque entre todos os participantes com 27 gols marcados. O melhor desempenho ofensivo é do líder Vitória, que marcou 30 vezes, seguido do Botafogo com 28. Bahia, América-MG, Santa Cruz e Macaé também balançaram as redes 27 vezes. O pior ataque é do Atlético-GO que marcou 14 vezes, sendo três desses gols feitos contra o Sampaio, em Goiânia.

Na parte defensiva, o time maranhense fica 12ª posição com 21 gols sofridos. As piores partidas da defesa tricolor foram a goleada sofrida para o Botafogo (5 a 0) e a já citada derrota diante do Atlético-GO (3 a 1).

A melhor defesa da competição pertence ao alvinegro carioca, que tomou apenas 12 gols, seguido por Bahia e Vitória com 17. Do lado oposto da tabela, o Mogi Mirim já levou 34 gols e tem o pior desempenho entre os 20 times.

Em 19 jogos, o Tricolor conquistou nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, marcou 27 gols e sofreu 21. O time terminou o turno invicto no Estádio Castelão com sete vitórias e dois empates em nove jogos em casa. Longe de São Luís, a equipe venceu apenas duas vezes, empatou outras duas e perdeu seis.

A liderança do campeonato é do Vitória com 37 pontos, seguido do Botafogo com 36. América-MG (34) e Bahia (33) completam o tão sonhado G-4. O Náutico, com 32 pontos, é o quinto colocado. Para esse começo de returno, o time maranhense pode ser ameaçado por Paysandu (30) e Santa Cruz (28), que ocupam a sétima e oitava colocação, respectivamente.

2014
Em comparação com 2014, quando o Sampaio terminou a 19ª rodada na oitava posição, com 28 pontos ganhos, o desempenho de 2015 é um pouco melhor. Vale ressaltar que, no ano passado, a equipe caiu de rendimento na segunda parte do campeonato, somando apenas 25 pontos no segundo turno e encerrando na 10ª posição, com 53 pontos.

As campanhas seguem muito parecidas entre ataque e defesa. O time de 2014 também sofreu 21 gols no primeiro turno, mas, por outro lado, marcou dois gols a mais terminando a primeira metade com 29 gols pró. Assim como o número de pontos, o rendimento da equipe nos dois lados do campo foi pior no segundo turno,sofrendo e marcando 25 gols.

A expectativa da torcida é que em 2015 não haja um queda de rendimento, e para isso a diretoria reforçou o time, visando suportar o restante da competição e, ao mesmo tempo, preparando-se para suspensões e lesões.

Probabilidade

Nas nove temporadas em que o sistema dos pontos corridos tem sido utilizado na Série B do Campeonato Brasileiro, apenas em duas oportunidades um time com 63 pontos não conseguiu ficar entre os quatro primeiros. As exceções foram em 2012 quando o quarto colocado (Vitória-BA), terminou com assombrosos 71 pontos, e em 2009 quando o Atlético-GO foi promovido com 65 pontos.

Por conta disso, os matemáticos consideram 63 a quantidade de pontos a ser alcançada para um time conseguir subir para a Série A. Se o Sampaio repetir o seu aproveitamento, vencendo dentro e fora de casa, termina a competição, justamente, com o número necessário para ser promovido.

O Tricolor tem 85% de aproveitamento atuando no Castelão e, como joga ainda dez vezes em casa, no Brasileiro, caso consiga manter este percentual, soma mais 25 pontos. Longe de São Luís, o time tem apenas 26% de aproveitamento, e nas nove partidas que faltam, conseguiria justamente o necessário para acrescentar os sete pontos restantes na tabela. Somando os 32 previstos para o segundo turno, com os 31 ganhos no primeiro, o time chegaria ao número apontado pelos matemáticos como a nota de corte.

Artilheiros da Série B

10 GOLS
Santa Cruz – Anderson Aquino

9 GOLS
CRB – Zé Carlos

8 GOLS
ABC – Kayke
América-MG – Marcelo Toscano
Macaé – Pipico

7 GOLS
Botafogo – Rodrigo Pimpão
Bragantino – Jobinho
Macaé – Anselmo
Vitória – Robert

6 GOLS
Atlético-GO – Arthur
Mogi Mirim – Rivaldo Júnior
Náutico – Douglas
Sampaio Correa – Nadson
Vitória – Elton e Escudero

5 GOLS
ABC – Edno
América-MG – Mancini
Oeste – Waguininho
Paysandu – Yago Pikachu
Vitória – Rogério

4 GOLS
Boa Esporte – Bruno
Bragantino – Alan Mineiro
Ceará – Marinho e Ricardinho
Mogi Mirim – Geovane
Oeste – Júnior Negão e Mazinho

3 GOLS
Atlético-GO – Júnior Viçosa
Bahia – Max Biancucchi
Botafogo – Luiz Henrique e Lulinha
Bragantino – Lincon
Criciuma – Neto Baiano
Luverdense – Ciro, Osman e Tozin
Mogi Mirim – Edson Ratinho
Paraná – Fernando Vianna e Henrique
Paysandu – Leandro Cearense
Sampaio Corrêa – Edvânio e Valber
Santa Cruz – Luisinho

 
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias