SAÚDE

Projeto estimula a recuperação e melhora a autoestima de pacientes

As atividades incluem trabalhos manuais, como pintura e colagens, além de jogos de tabuleiro

Foto: DIVULGAÇÃO.


DIVULGAÇÃO

Atividades como trabalhos manuais, pintura, jogos e colagens melhoram a qualidade de vida dos pacientes

Humanizar o atendimento e melhorar a vida dos pacientes dentro do ambiente hospitalar são alguns dos objetivos do Projeto Banho de Sol, coordenado pelo setor de reabilitação do Hospital de Referência Estadual Dr. Carlos Macieira (HCM). O projeto recebeu esse nome por conta das atividades ao ar livre, proporcionando um momento de descontração aos pacientes das clínicas médica e neurológica, que são autorizados pelos médicos a participarem.
As atividades incluem trabalhos manuais, como pintura e colagens, além de jogos de tabuleiro. O projeto é realizado de segunda a sexta-feira, sob a supervisão das terapeutas ocupacionais Rafaela Trancoso e Gisele Viegas, e da fisioterapeuta Célia Luongo.
O Banho de Sol promove estímulos importantes no processo de recuperação e proporciona momentos de lazer aos pacientes, pois muitos permanecem por meses no hospital.“Todos os que participam desse projeto são liberados pelo médico. Além das atividades, nós também trabalhamos com eles a questão da autoestima e da importância deles se cuidarem mesmo estando em um hospital”, informou a terapeuta Rafaela.
Internada há 10 meses no HCM, recuperando-se de uma cirurgia, a jovem Darliane Figueiredo contou que uma das suas atividades preferidas é a pintura. “Fico esperando por esse momento. A gente passa muito tempo no quarto, e o banho de sol é uma distração”, afirmou.
Já o paciente Antônio Pereira Lima contou que esta é a primeira vez que vê um hospital com esse tipo de trabalho com os pacientes. “É muito importante esse banho de sol pelos benefícios da luz solar pela manhã. Além disso, a gente esquece um pouco os problemas, conhece e interage com outras pessoas”. “O fato de sair do quarto já é um diferencial no tratamento, a gente se sente mais feliz, motivado”, completou a professora Etiene de Matos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias