POLÍCIA

Polícia Militar fortalece as ações de prevenção e repressão à criminalidade em todo o estado

O comando da 2ª USC já realizou encontros com a comunidade a fim de detalhar as ações do projeto e esclarecer que os objetivos junto às igrejas é atuar na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência.

As ações da Polícia Militar deflagradas desde janeiro deste ano resultaram na apreensão de 715 armas de fogo em toda a Região Metropolitana. Os dados, de acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), comprovam um aumento na produtividade das ações da PMMA. Além do aumento do número de armas retiradas de circulação, a Polícia Militar tem trabalhado na redução de homicídios, roubos, furtos, entre outros delitos. Só na primeira quinzena de agosto já foram apreendidas 25 armas de fogo. As incursões policiais culminaram na localização de revólveres e pistolas dos mais diversos calibres.
“É uma determinação do governador Flávio Dino que a PM intensifique as abordagens e combata os índices de criminalidade em todo o estado. Estas ações fazem parte da nova política de Segurança Pública que vem sendo implementada pelo Governo do Maranhão. O aumento de apreensões de armas resultaram, também, na redução de outras práticas criminosas, como assaltos, furtos e homicídios. Como resultado dessas ações tivemos uma redução de 36% no número de homicídios registrados no mês de julho em relação ao mesmo período de 2014”, pontuou o coronel Marco Antônio Alves, comandante-geral da Polícia Militar.
Ainda de acordo com o coronel Marco Antônio Alves a tendência é que os resultados de apreensões continuem aumentando, uma vez que o Governo do Estado tem investido na recomposição do quadro dos servidores que compõem o Sistema de Segurança Pública. “Já estão sendo treinados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) mais de 436 novos soldados e que ainda este semestre estarão nas ruas combatendo o crime e garantindo a tranquilidade da população”, complementou o comandante-geral da PMMA. Além desse quantitativo, o governador Flávio Dino autorizou a convocação de 2.294 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para soldado da Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar. Desse total, 1.136 devem iniciar o Curso de Formação no próximo dia 2 de setembro.
Prisões
Aliado as apreensões, a Polícia Militar tem efetuado varias prisões em todo o território maranhense. Em uma das ações, na última sexta-feira (14), equipes do Grupo Tático Móvel do 6º BPM apreenderam uma pistola calibre 40, que pertence a Polícia Civil do Piauí. A arma estava em poder de Deyvisson Muniz de Castro, 26 anos. Ele pertence a um grupo que age na região metropolitana de São Luís. O suspeito foi avistado conduzindo um veículo i30, de cor preta, com placas NMZ 8360 de forma suspeita pela avenida principal do bairro, com ele também foram apreendidos três carregadores e 24 munições do mesmo calibre.
Além de São Luís, os Batalhões da Polícia Militar tem deflagrado diversas ações de prevenção e repressão aos crimes em todas as cidades do interior do estado. Numa ação conjunta da Polícia Civil e Militar, na cidade de Rosário, quatro homens envolvidos em um assalto a uma agência dos correios do município de Morros foram detidos. Após monitoramento da polícia, eles foram identificados e presos. Com eles foram encontrados três armas de fogo e a quantia em dinheiro no valor de R$ 10.639.
Apreensão de drogas
No primeiro semestre foram apreendidos 1400kg de drogas, entre merla, maconha, crack e cocaína. Em uma das ações, a equipe da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) da Polícia Militar localização uma residência, na Rua Projetada, Vila Governador, no bairro Filipinho, que era utilizada como ponto de armazenamento de materiais utilizados no preparo de “loló”. Durante a ação foi detido Robert Rodrigues Duarte e apreendidas oito caixas contendo cada uma 12 latas com substâncias utilizadas no preparo da droga; 23 frascos pequeno contendo “loló” prontos para venda; a quantia de R$ 415 reais em espécie, uma caminhonete S10 cor cinza, placas OXU-8898 e ainda um aparelho celular. O suspeito foi apresentado no 2º DP, no João Paulo.
Já em Santa Luiza do Paruá, em julho deste ano, o 7ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) aprendeu 150 kg de maconha. Na ação, dois homens e uma mulher foram presos. Já o Centro Tático Aéreo (CTA) em conjunto com o Batalhão de Choque (BpChoque) desarticularam uma quadrilha que estava cultivando maconha no povoado Beira do Rio, no município de Brejo de Areia, próximo à Santa Luzia do Tide. Na ação foram apreendidos mais de 80 sacos de maconha.
Operações
Na Região Metropolitana, a Polícia Militar intensificou as operações de combate a assaltos a ônibus, táxi, carros de aluguel e vans. Atuam nessas operações homens do Batalhão de Choque (BpChoque), Rotam, Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), Comando de Operações Especiais (COE), subordinados ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) com o apoio dos 1º, 6º,8º,9º ,13º , 21º BPM e Companhia de Policiamento Turismo (CpTur). Entre as operações deflagradas estão a Operação Catraca, Ilha Segura, Cerco Total, Saturação, Fecha Quartel e Varredura.
Ações Preventivas
Além das ações nas ruas, a Polícia Militar realiza através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e do Ronda Escolar uma série de atividades preventivas, com palestras nas comunidades, voltadas aos pais e aos alunos.
Já as Unidades de Segurança Comunitária (USC) estão com novas diretrizes. A orientação aos comandantes é no sentido de melhorias para a gestão das Unidades, bem como o aperfeiçoamento do relacionamento entre polícia e comunidade, fazendo com que potencialize e fortaleça a filosofia e as ações de polícia comunitária.
Entre as ações, a 2° Unidade de Segurança Comunitária, no polo do Coroadinho está desenvolvendo o projeto “USC- União Somos Coroadinho”, que acontece em três eixos de trabalho: Evangelho, Educação e Esporte. O comando da 2ª USC já realizou encontros com a comunidade a fim de detalhar as ações do projeto e esclarecer que os objetivos junto às igrejas é atuar na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência. O Polo do Coroadinho permaneceu 60 dias sem registro de homicídios, o que demonstra um trabalho efetivo das forças de Segurança Pública na região.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias