Ciclismo
Passeio Ciclístico comemora aniversário do 24º BIL
Cumprindo ainda função social, cada participante doou dois quilos de alimentos não perecíveis para o evento
Comemorar a Semana da Pátria e integrar população civil e Forças Armadas. Com estes objetivos foi promovida a 17ª Volta Ciclística, evento do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em parceria com o Sesc. A ação ocorreu na manhã de ontem, 30 de agosto, partindo da sede do BIL, no bairro João Paulo, com encerramento no Círculo Militar, Avenida Litorânea, reunindo mais de mil pessoas, entre civis e homens do Exército.
A corrida marca ainda o aniversário do Batalhão, comemorado hoje, 31. “O Batalhão completa 145 anos e cada vez estreitando os laços com a população. Eventos como este passeio servem para fazer essa integração”, destacou o capitão Luís Eduardo Soares Maraschin.
Cumprindo ainda função social, cada participante doou dois quilos de alimentos não perecíveis para o evento. Participaram pessoas de todas as faixas etárias e muitas crianças acompanhando os pais e aprendendo desde cedo a importância de exercitar o corpo. Foi o caso do vigilante Claudeci Mendes Arouche, de 31 anos, que levou o filho Jhemmysson Filipe, de apenas dois anos, para curtir o passeio. “Sempre participo e esse é o primeiro ano que venho com ele. Foi uma diversão para nós dois e por ele continuava a pedalada”, disse.
Claudeci enfeitou a bicicleta para o evento e com o veículo todo em verde e amarelo lembrou o futebol, os trabalhadores e as crianças. O administrador Rafael Miranda, de 45 anos, já se exercita no dia a dia e também costuma participar deste tipo de evento. “É sempre bom a gente se exercitar e nesses eventos você interage com outros esportistas. É muito bacana”, ressaltou.
A corrida partiu da sede do Batalhão no João Paulo, pontualmente às 8 horas, percorrendo o Centro Histórico, Ponte do São Francisco, Lagoa da Jansen, e o ponto de chegada foi no Círculo Militar, na Avenida Litorânea. Antes do passeio, foi realizado um aulão de alongamento. No cronograma do passeio, serviços de saúde preventiva e orientação nutricional para os corredores na chegada, além de frutas tropicais e muita água para hidratar a galera.
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) participou com estande onde equipe de nutricionistas prestaram informações sobre hábitos alimentares saudáveis. Foram distribuídos folders e os que visitaram o estande puderam provar o suco natural de abacaxi e couve. “Estamos sempre participando destes eventos, que são uma oportunidade de orientar um grande número de pessoas sobre a importância de se alimentar adequadamente”, disse a nutricionista Valéria Moraes, uma das coordenadoras do evento.
O Sesc também montou estande onde o público pode se orientar sobre doenças como diabetes hipertensão e câncer de pele, além de receberem protetor solar. “Este tipo de prestação de serviços é uma das prerrogativas da instituição e sempre somos parceiros das entidades em eventos desta natureza”, destacou a diretora de Planejamento do Sesc. Ao final da corrida, na chegada à Vila Militar, os corredores participaram de mais um aulão e foram reunidas quase duas toneladas de alimentos arrecadadas.
Os produtos serão doados a entidades de assistência social atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc. Os atletas comemoraram a conclusão da prova com sorteio de brindes, tais como bicicletas e capacetes, e concorreram à premiação para a bicicleta com decoração mais criativa sobre o Dia da Pátria.
Comemoração
A Volta Ciclística, Corrida da Paz ou Corrida da Semana da Pátria, incentivada pelo Comando do Exército, é realizada desde 2006 e tem como objetivo comemorar o aniversário do Conselho Internacional de Esporte Militar (Ciem). Representa ainda a integração da população civil com as Forças Armadas. A entidade foi fundada em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, com propósito de paz e integração entre as nações.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS