INCLUSÃO

Parcerias entre empresários e governo visam ajudar na inclusão de mais egressos no mercado de trabalho

No evento foram apresentadas as vantagens de ter um egresso trabalhando em uma empresa privada. Além do contexto social que é inserir o interno à sociedade, o empresário passa a ter algumas bonificações como a redução de impostos.

Sejap aposta em parcerias para a reinserção de presos
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), realizou na noite da última quinta-feira (13) na Associação Comercial do Maranhão, uma das primeiras ações alusivas à programação da XVI Semana do Encarcerado. Denominado de “Momento com os Empresários”, o encontro teve como objetivo apresentar ao público investidor os avanços feitos no sistema prisional nos últimos meses, e também atrair outros colaboradores para fazerem parte do quadro.
 A Sejap já tem colaboradores bem atuantes, como é o caso do empresário Marcio Irineu, que é proprietário de cursos profissionalizantes e colabora dentro do sistema prisional há pelo menos oito meses, contribuindo, assim, para a ressocialização de egressos.
“Já ministramos cursos em quase todas as unidades prisionais da capital, faltando apenas a Penitenciária Feminina, no Complexo de Pedrinhas. O nosso intuito é expandir os cursos para todos os presídios do estado. Nesses meses, dos quais nos tornamos parceiros, cerca de 50 internos concluíram os cursos e receberam seus certificados. O fundamental é que quando eles saírem dos presídios terão um norte, saberão onde procurar um emprego”, relata o empresário que prestigiou o evento.
A coordenadora da Supervisão de Trabalho e Renda da Sejap, Grazielle Barcellar, disse que a intenção do evento foi de sensibilizar os futuros colaboradores e aumentar o número de internos ou egressos que trabalham atualmente em empresas parceiras do governo estadual, que hoje já são mais de 180 trabalhadores. “Esse momento com os empresários é um reconhecimento das parcerias existentes, e também se torna a oportunidade de abrir possibilidades para novas parcerias”, lembra a supervisora.
No evento esteve também a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Helena Fonseca Rezende, que, em algumas palavras, falou da importância da conscientização dos empresários em relação ao apenado. A presidente é uma das colaboradoras dos projetos realizados nos presídios maranhenses, e disse que, “além de contribuir, motiva os empresários a colaborar”; pensamento este também compartilhado pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Fróz Sobrinho.
Coordenador da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJ-MA, o magistrado observou que “o empresário não deve focar somente em seus próprios interesses, e sim na ajuda que estará dando ao interno para se ressocializar”. O secretário da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira, também prestigiou o evento, e frisou em discurso que “o governo Flávio Dino tem investido no trabalho e na educação dentro dos presídios porque acretida que são os caminhos mais eficazes para reintegrar os internos e egressos ao mercado de trabalho e, portanto, à sociedade”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias