BASTIDORES

Oposição “proativa”

Seis meses se passaram e nenhum dos 18 deputados federais do Maranhão esboçou qualquer surto agudo de oposição ao governo comunista de Flávio Dino. Pelo bloco Roseana Sarney/Lobão Filho e demais agregados foram eleitos 12 deputados. Até agora eles se portaram como se aliados fossem do governo, ou então “hibernam” à espera do que vai […]

Seis meses se passaram e nenhum dos 18 deputados federais do Maranhão esboçou qualquer surto agudo de oposição ao governo comunista de Flávio Dino. Pelo bloco Roseana Sarney/Lobão Filho e demais agregados foram eleitos 12 deputados. Até agora eles se portaram como se aliados fossem do governo, ou então “hibernam” à espera do que vai acontecer, sob a velha justificativa do “crédito de confiança” ao eleito do PCdoB, que desmoronou o sistema sarneísta.
Segundo o coordenador da bancada, petebista Pedro Fernandes, seus colegas decidiram apoiar não Flávio Dino, mas o Maranhão. Ou os dois ao mesmo tempo. Eles já fizeram três reuniões com o governador e têm outra marcada para amanhã, no Palácio dos Leões. Como a crise, de um modo geral, normalmente induz às pessoas adotarem outro jeito de se relacionar e se tornar colaborativos, os deputados do Maranhão seguem esse velho manual da política. É a postura “proativa” em relação a Dino.
Na Assembleia Legislativa, porém, o governo tem sido fustigado pelos deputados ligados por laços familiares ao ex-secretário Ricardo Murad e aos Sarney, como Andrea Murad, Sousa Neto e Adriano Sarney. Porém, como a “locomotiva” comunista segue na contramão do “trator” de Murad, percebe-se que o resto do grupo até agora não lhe jogou a rede salvadora. Até os deputados estaduais e federais eleitos na esteira do programa Saúde é Vida, comandado por Ricardo, estão de bico fechado, quando a Justiça Federal manda bloquear seus bens financeiros e materiais.
O único que vez por outra dá algumas alfinetadas em Flávio Dino é o próprio José Sarney, por meio de artigos no jornal de sua propriedade, único canal de comunicação permanente que mantém com o público. Em Brasília, ele transita com desenvoltura, graças ao peso político que carrega nos ombros e sua importância no PMDB, principal partido da base aliada do governo Dilma Rousseff. Ademais, os políticos federais têm poupado Dino, na expectativa de que ou ele acerte e todos ganhem, ou sonham que ele se perca no caminho e o grupo Sarney volte a respirar ar puro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias