Foto: Divulgação.
Célia Sampaio e as Damas do Reggae embalaram a noite
Em mais uma apresentação do “Mais Cultura e Turismo”, destaque para a valorização de mulheres atuantes nas manifestações culturais e que ajudam a consolidar a diversidade de ritmos do Maranhão. Foi o que o público apreciou na sexta-feira, com as apresentações das Damas do Reggae e dos Bois União da Baixada e de Axixá.
Para Célia Sampaio, integrante do grupo Damas do Reggae a participação no “Mais Cultura e Turismo” fortalece um trabalho desenvolvido há dez anos em São Luís. “Por incrível que pareça na ‘Jamaica Brasileira’, um grupo de mulheres tocando e cantando reggae não é nada fácil! Mas participar de projetos como esse é ter esse reconhecimento de instituições, dos moradores e dos visitantes. É incentivador”, disse.
Foto: Divulgação.
Bumba boi mais uma vez não deixou ninguém ficar parado
Já para a coordenadora do boi de Axixá, Leila Naiva, a proposta de ter espaços além do São João para apresentar a brincadeira é importante, inclusive no aspecto econômico do grupo. “São grupos que se profissionalizaram, temos compromissos assumidos, e atividades como essa, fora do São João, impactam positivamente”, enfatizou.
A próxima semana será de despedidas desta etapa do “Mais Cultura e Turismo”. As apresentações ficam por conta do cantor maranhense, Roberto Ricci e dos bois da Madre Deus e de Morros, no dia 27. Luiz Melodia, Flávia Bittencourt e as Divinas Folioas encerram o projeto, na praça Nauro Machado, no Centro histórico de São Luís.
Com um percentual de quase 90% de programação apresentada, o “Mais Cultura e Turismo” entra na reta final. No entanto, mais que números, a satisfação do público e de artistas maranhenses foi satisfatória. Os moradores e visitantes lotaram o Espigão Costeiro, na ponta D´Areia, e o Centro Histórico de São Luís e a praça do Trabalhador, em Barreirinhas. “O resgate e a valorização da cultura maranhense, e a experiência proporcionada aos turistas de conhecer a diversidade das manifestações populares do Maranhão são resultados da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e o Turismo, coordenadores do projeto”, ressaltou a secretária de Turismo, Delma Andrade.
O projeto “Mais Cultura e Turismo” é somente uma das ações de incentivo ao Turismo e Cultura no Estado. A capital maranhense se organiza para receber o Seminário das Cidades Patrimônio Histórico da Unesco. “Será outro momento importante para definir ações objetivas para continuar a revitalização do centro histórico de São Luís e consolidar o Maranhão como destino turístico cultural”, finalizou Delma.