JUSTIÇA

Inaugurado espaço de convivência humanizado para detentos e seus filhos

A proposta é tornar o projeto uma realidade em todas as unidades prisionais do estado

A proposta é tornar o projeto uma realidade em todas as unidades prisionais do estado
O Governo do Maranhão prossegue as ações com intuito de humanizar o sistema Penitenciário do estado. Na manhã desta terça-feira, 18, nos Presídios São Luís I e III, a Secretaria de Estado e de Administração Penitenciária (Sejap) inaugurou o primeiro espaço de convivência daquelas unidades.
Destinado a internos e seus filhos, o lugar tem como objetivo estreitar os laços entre os pais privados de liberdade e suas crianças. De forma simultânea, os presos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas foram contemplados com a ação de documentação “Cidadania nos Presídio”.
O espaço foi idealizado pelo Serviço Social da Sejap em conjunto com a Ouvidoria. A proposta é tornar o projeto uma realidade em todas as unidades prisionais do estado. Para o interno Pedro Santos, de 28 anos, o local é ideal para receber o filho de apenas 6 anos, pois antes as visitas eram feitas na quadra da unidade.
“A quadra não é o local ideal para receber visitas principalmente de crianças, aqui o espaço é climatizado e têm brinquedos para o meu filho se distrair”, disse o interno, cujo filho recebeu, assim como outras 25 crianças, doces, pipocas, refrigerantes, sucos, além da exibição de desenhos animados.
“O objetivo da nova Sejap é fazer que estes internos sejam realmente ressocializados, que tenham estrutura adequada e atividades a serem desenvolvidas com seus filhos; e a ouvidoria não poderia ficar alheia à ações como esta que hoje são oferecidas”, observou a ouvidora da Sejap, Odaíza Gadelha.
O diretor do estabelecimento penal, Anderson Buceles, contou que a inauguração deste espaço representa um avanço ao sistema carcerário, e é mais um passo nas ações de humanização. Segundo ele, o novo momento que o sistema carcerário vivencia deixa clara a proposta por parte da Sejap.
“Os internos e seus filhos estão tendo uma atenção nunca obtida antes. Essa atitude contribui para o processo de ressocialização e humanização dessas pessoas que estão privadas de liberdade. Além disso, aproxima os custodiados dos servidores, e melhora as relações interpessoais”, afirmou o diretor.
Documentação
Os detentos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas também receberam atenção devida da programação alusiva à XVI Semana do Encarcerado. Para eles foi oferecida uma ação de documentação intitulada “Cidadania nos Presídios”, cujo objetivo é a emissão de documentos pessoais.
Carteiras de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho foram emitidos gratuitamente aos apenados da unidade prisional. Além destes, 161 custodiados da Casa de Detenção (Cadet) já foram contemplados com a ação, que é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Sejap, e outros parceiros.
Dentre eles estão a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpopo) e o Viva Cidadão. Coordenado pela Supervisão de Assistência Psicossocial da Sejap, o projeto será estendido ainda aos presídios do interior do estado, onde a estimativa é atender mais de mil detentos.
“A carteira de identidade garante a participação dos presos em cursos de qualificação e demais ações de reintegração social. A Carteira de Trabalho, por exemplo, só será emitida ao preso do regime semiaberto com proposta de emprego”, explica Augusta Marinho, supervisora de Assistência Psicossocial.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias