PARCERIA

Governo e Serpro firmam acordo de Cooperação Técnica

O fluxo gerado pelas pessoas que são obrigadas a deixar suas moradias em busca de formação caracteriza a exclusão social. Muitas não têm condições de arcar com as despesas geradas e são obrigadas a abrir mão dos estudos.

Secti e Serpro firmam acordo de parceria

 

Para ampliar o desenvolvimento tecnológico do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) firmou um protocolo de intenção de um Acordo de Cooperação Técnica em Tecnologia da Informação e Comunicação com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O documento foi assinado na manhã desta sexta-feira (14) pelo Secretário da pasta, Bira do Pindaré, e pelo Presidente do Serpro, Marcos Vinícius Mazoni.
“Essa parceria com o Serpro, que é a maior empresa que Tecnologia da Informação do Governo Federal é muito importante para levar a internet para as comunidades. Nesse processo, que passa pela logística e também pelos conhecimentos e mecanismos de inclusão nas tecnologias digitais, o governo Flávio Dino tem buscado caminhos que levem a resultados concretos”, pontuou Bira. Ele reforçou que o Estado está trabalhando para superar a ausência de um cinturão digital e da falta de logística herdada de gestões anteriores.
Com a proposta de promover a cidadania digital, o Governo estuda formas de levar uma plataforma às comunidades, para que tenham acesso a wi-fi e cursos à distância, por exemplo. “Queremos alcançar os pequenos municípios e povoados, em que as universidades não chegam. A única oportunidade que os quilombolas, indígenas, assentados rurais e, até mesmo, moradores das periferias de grandes municípios têm de se capacitar é essa”, reforçou o secretário.
Além da efetivação de políticas públicas que realmente funcionem, é necessário preparar essas pessoas utilizando, inclusive, a internet. Para Marcos Vinícius Mazoni esta é uma realidade possível. “Aqui no Maranhão temos a certeza de que, inclusive pela identidade que nós temos de políticas sociais, vamos poder potencializar, e muito, aqueles que mais sentem falta da presença do estado na melhoria e qualidade de vida”, reforçou.
Para tanto, o Governo do Maranhão desenvolve programas como o “Pontos do Saber”, onde funcionarão telecentros com aulas disponibilizadas por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. Com a criação do Iema, a meta é que o Maranhão finalmente tenha uma rede de educação profissional e tecnológica. Além das 23 unidades plenas do Instituto, que ofertará da Formação Inicial Continuada à Graduação e Pós-Graduação, o Estado tem o reforço dos Centros de Vocação Tecnológica e trabalha para o aperfeiçoamento da plataforma de Ensino à Distância.
Neste sentido, o Serpro pode ajudar com ações como a da Universidade Coorporativa que, integrada a outras instituições, oferta cursos voltados tanto para a área pública como para outras relacionadas à redação, empreendedorismo e afins. Outra linha, em que o governo já está atuando, é a de apoio a Startups. Enquanto o Serpro investe em núcleos para que os pequenos empreendedores desenvolvam suas ideias utilizando os softwares livres disponíveis, o Estado vai lançar o Startups Maranhão. O programa prevê o financiamento de projetos no âmbito do serviço público que serão desenvolvidos para o Estado.
“Tem uma série de bases que a gente tá cruzando para facilitar a vida do cidadão na internet, pra ele chegar e ter um serviço efetivo. Mas, para isso, nós temos que ter acesso de alta velocidade. Vai além de ter um computador, é preciso ter banda larga”, complementou o presidente do Serpro. Com as inovações necessárias, espera-se que cada um possa ter acesso a serviços básicos como tirar a segunda via de uma identidade online, por exemplo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias