Fiba anuncia acordo por dívida da CBB e garante Brasil nos Jogos 2016
O Brasil estará representado no torneio de basquete dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A confirmação veio apenas neste domingo, dia em que a Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou um acordo em torno da dívida da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Como não conseguiu se classificar para o Mundial da Espanha 2014, […]
Como não conseguiu se classificar para o Mundial da Espanha 2014, o time masculino precisou de convite da Fiba para disputar o torneio. A participação implicava no pagamento de uma taxa à entidade por parte da CBB, o que não ocorreu e colocou em risco também a presença da equipe feminina nos Jogos Olímpicos.
A Fiba, durante reunião de seu Conselho Central, realizada em Tóquio, decidiu manter as vagas automáticas normalmente concedidas ao país-sede. Segundo a entidade, a CBB, apoiada por seus patrocinadores e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), se comprometeu a pagar a dívida.
Para conceder as vagas automáticas ao Brasil, a Fiba ainda levou em conta a rica história do País na modalidade – homens e mulheres já foram campeões mundiais e conquistaram medalhas olímpicas. O compromisso de levar os melhores atletas ao Rio de Janeiro também foi considerado.
Com a decisão da Fiba, o Brasil pode disputar a Copa América com tranquilidade tanto no feminino quanto no masculino. Com uma vaga olímpica em jogo, a versão para mulheres do torneio começa já neste domingo, em Edmonton. Já o evento dos homens, que oferece dois lugares em 2016, tem início previsto para 31 de agosto.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Seleção masculina, sob o comando de Rubén Magnano, perdeu da Argentina nas quartas de final. Já o time feminino, dirigido por Luiz Cláudio Tarallo, ganhou apenas uma partida e saiu logo na primeira fase do torneio.