MATERNIDADE

Curso de gestante inicia atividades com nova turma

As aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar, que inclui obstetras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos

Foto: divulgação.


divulgação

Curso na maternidade Marly Sarney

A cada dois meses, a Secretaria de Estado de Saúde, disponibiliza no Hospital Maternidade Marly Sarney, o ‘Curso de Gestantes’, organizado em parceira com a coordenação de enfermagem da maternidade. Na quinta-feira , teve início a oitava turma do curso, idealizado para desenvolver ações educativas na atenção à gestante. Neste sábado , está programada outra ação, numa caminhada na Avenida Litorânea, a fim de orientá-las sobre quais os cuidados necessários para a mãe e o bebê, desde as primeiras semanas de gestação, até o momento do parto.
Esse mês, o Curso de Gestante está inserido na programação da maternidade relacionada ao ‘Agosto Dourado’. No entanto, ele acontece constantemente, com duração de dois meses, uma vez por semana, com carga horária de quatro horas (8h às 12h), no auditório da Marly Sarney. As futuras mamães recebem material didático que inclui apostilas com o conteúdo que será abordado nas aulas, informações adicionais relacionadas à gravidez, respostas das dúvidas mais frequentes e dicas para uma gestação saudável.
As aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar, que inclui obstetras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos. Além do conteúdo teórico, são realizadas aulas práticas, oficinas e rodas de conversas, que incluem também os pais.
As participantes são mães que fazem acompanhamento do pré-natal na maternidade e inscrevem-se no curso. Ao final, além do certificado de participação, saem com a certeza de estarem preparadas para lidar com a maternidade sem medos.
“Geralmente, a grávida somatiza três fatores: a dúvida, o anseio e o medo. O curso serve para preparar e tranquilizar as mamães, pois bem informadas, elas diminuem as tensões, por saberem ‘o que’ e ‘como’ tudo vai acontecer”, afirma a coordenadora-geral de enfermagem, Cleidimar Fonseca.
Dentre algumas abordagens do curso, estão esclarecimentos sobre pré-natal, a importância dos exames laboratoriais e de imagem, orientações sobre alterações psicológicas na gravidez normal, anatomia do bebê, qualidade de vida durante a gestação, autonomia da gestante e do bebê, cuidados com a higiene, alimentação saudável, saúde bucal, aspectos legais (direitos e deveres), dicas de moda, decoração, entre outros.
Pais de primeira viagem, o casal Layane Cabral e Renato Silva, está participando da oitava turma do curso. Grávida de 32 semanas, Layane faz o pré-natal desde o início da gravidez, e assim que soube do curso fez a inscrição. “Acredito que a informação seja a melhor maneira de me fazer ficar tranquila. Como essa é a minha primeira gestação, estou cheia de dúvidas e muito ansiosa. Por este motivo, eu e meu esposo, achamos importante participar”, conta Layane.
Também na primeira gestação, Tarlene de Figueiredo, 26, no sétimo mês de gravidez, procurou o curso para complementar o que vinha aprendendo com o pré-natal e por meio de leituras. “Quando você está grávida tudo é muito intenso. Como é minha primeira vez é interessante participar e na primeira aula já aprendi algumas coisas sobre os exames, informações que podem servir até para a gente saber cobrar depois”, disse.
Caroline Farias, 24, há 16 dias, já está com o filho Caleb Joshua, no colo. Após passar por dois abortos, a gravidez de Caleb foi considerada de risco e ela temia não chegar à 40ª semana de gestação. Através do curso de gestante, Caroline recebeu apoio psicológico e informações que auxiliaram no período gestacional. “Carregar meu filho hoje é motivo de muita alegria. Eu já tinha outro filho, mas depois dos dois abortos, parecia que era a primeira gestação. O medo era muito grande, mas além do acompanhamento médico, o convívio com as outras grávidas no curso, o auxílio que a equipe me deu, e as informações que eu tive, foram muito importantes para eu conseguir superar e ir até o fim da minha gestação”, conta a mãe.
O encerramento das aulas da turma atual será no dia 24 de setembro, com a realização de sorteios do ‘kit enxoval’. No mês de outubro, outra turma será iniciada e, quem tiver interesse em participar, basta procurar a coordenação de enfermagem do HMMS. O curso é gratuito.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias