O homem brasileiro já entendeu que vaidade não é exclusividade feminina. Se antigamente o uso de cosméticos por eles se resumia a um desodorante e perfumes, agora eles vêm se apropriando cada vez mais de serviços e produtos para tratar da aparência. O público masculino já representa 37% do volume de vendas no setor que reúne produtos de higiene, perfumaria e cosméticos – e cresce em média 10% ao ano no Brasil. Entre os cosméticos que vêm sendo experimentados e adotados pelo público masculino estão hidratantes com extratos especiais, sabonetes faciais e géis pós-barba para cada tipo de pele. Com essa popularização, tais produtos já figuram como boas opções de presentes para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo, dia 9.
Os dados sobre o avanço do setor são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Os homens são consumidores de cosméticos diferentes das mulheres – são mais disciplinados e muitos apostam em produtos multifuncionais. A Mahogany, tradicional empresa do setor de cosméticos, é uma das redes que investe em linhas exclusivas para o público masculino. Em São Luís, é comandada por Rafael Sombra. “Se antes os produtos masculinos se resumiam ao perfume e desodorante, hoje trabalhamos com diversos tipos de géis para barbear, pós-barba específicos para cada pele, hidratantes, sabonetes faciais para peles masculinas (que tem mais incidência de oleosidade)”, comenta o empresário.
Um produto que reúne as qualidades de um bom pós-barba, sabonete líquido e shampoo é um exemplo da funcionalidade desejada pelos homens. É o caso do sabonete Trium, da Mahogany, elaborado com extrato de álamo e carvalho, com ação cicatrizante e pró-vitamina B5, que promovem vitalidade e força à pele.
Os shampoos básicos também já não bastam para tratar a cabeleira dos rapazes. Afinal, eles também precisam nutrir, revitalizar e garantir a hidratação dos fios – palavras antes que só pertenciam ao vocabulário feminino. É o caso do Shampoo Gengibre, um produto com oligoelementos e aminoácidos livres reforça a coesão das cutículas do cabelo, auxiliando no seu condicionamento e dando vitalidade aos fios. Além do extrato de gengibre agir como anti-séptico e a menta como adstringente ideal, reduzindo a oleosidade.
Além do desenvolvimento de cosméticos específicos como hidratantes e sabonetes especiais, a oferta e diversidade de perfumes masculinos também aumentou. “As perfumarias e lojas de cosméticos já se preocupam em desenvolver linhas exclusivas para o homem, que também já se dá o prazer de ter dois a três perfumes, além de outros produtos”, relata o empresário Rafael Sombra. Entre as opções, está a fragrância Mahogany for Men, cuja essência forte agrada o olfato masculino (e feminino!). Com o mesmo caminho olfativo, o Desodorante Spray é complemento ideal da fragrância Mahogany for Men, com ação bactericida e perfumação para minimizar os odores da transpiração, sem alumínio.