CIGANOS

Ciganos do Nordeste organizam encontro na Paraíba

  O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, participou do ‘Primeiro Encontro de Ciganos do Nordeste’, em Sousa, região do alto sertão paraibano, na quinta (13) e sexta-feira (14), no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG. O encontro reuniu lideranças ciganas das etnias calon, sinti e rom de […]

 
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, participou do ‘Primeiro Encontro de Ciganos do Nordeste’, em Sousa, região do alto sertão paraibano, na quinta (13) e sexta-feira (14), no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.
O encontro reuniu lideranças ciganas das etnias calon, sinti e rom de vários estados do Nordeste, que juntamente com gestores públicos, discutem as diversas realidades e demandas da população cigana a fim de construírem uma pauta de propostas de políticas públicas de fortalecimento e manutenção de seus saberes e manifestações culturais.
Esta pauta vai compor o documento – a Carta de Sousa – a ser encaminhada aos gestores de municípios e Estados nordestinos, ao Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).
Um dos grandes problemas diagnosticado no encontro é a falta de registro civil da população cigana, o que dificulta o acesso aos serviços públicos, como escolas e o sistema de saúde, previdência social, e programas governamentais, além da invisibilidade e perseguição das comunidades tradicionais.
Para Sebastião Cardoso Júnior, assessor de povos e comunidades tradicionais da SEIR, o encontro busca compreender a realidade vivida pelos ciganos e elaborar uma pauta de reivindicações para apresentar aos governos. “A população cigana é muito explorada, discriminada e que precisa ser vista pelo Estado brasileiro como cidadãos. No Maranhão, o governo Flávio Dino está sensível a este povo e, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, está criando uma gestão para estas comunidades tradicionais. Serão implantadas ainda ações articuladas com outras pastas para desenvolver políticas que envolvam o poder público e a sociedade em ações que deem visibilidade e cidadania ao povo cigano”, concluiu.
Segundo o IBGE/2010, há cerca de 800 mil ciganos no país, sendo a maior parte desta população distribuída nos estados da região nordeste. No Maranhão esta população é de aproximadamente 4.000 indivíduos e está distribuída nos municípios de Codó, Coroatá, Caxias, Chapadinha, Miranda do Norte, Mirinzal, Pirapemas, Pinheiro, Timon, Turilândia e Vargem Grande.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias