Dando continuidade ao projeto Agita JEMs, curiosidade, sorrisos e encantamento fizeram parte do passeio promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), na tarde desta sexta-feira (07), quando mais de 60 atletas dos municípios de Matinha, Vargem Grande e Itapecuru, conheceram pela primeira vez o Centro Histórico de São Luís.
O projeto, que abrange passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, buscar acrescentar história e cultura na vida dos atletas estudantes do interior do Estado, participantes da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs). O roteiro do dia foi marcado visitas à Casa das Artes e ao Centro de Interpretação Turístico-Cultural do Maranhão (antiga Casa do Maranhão).
Para a coordenadora pedagógica e de lazer dos JEMs 2015, Marlisete Mendonça, o segundo passeio do Agita JEMs, realizado nos principais casarões do Centro Histórico de São Luís, é a oportunidade que os atletas têm de levar um pouco da história do Maranhão para casa.
“Nós acreditamos que é de grande importância oportunizar esses momentos culturais para os atletas do interior do Estado, pois, dessa forma, eles levam na bagagem não somente a experiência dos jogos escolares, mas também um pouco da riqueza histórica de São Luís”, disse a coordenadora.
Segundo o guia turismólogo responsável pelos passeis culturais, João Marcelo, os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. “As atividades culturais, como passeio a lugares históricos ampliam a visão de mundo e o conhecimento dos alunos. Aqui eles podem conhecer as pessoas que fizeram a história do Maranhão, têm a consciência de que fazem parte da história e dão continuidade ao futuro brilhante da história dos jogos escolares ”.
Essa mesma visão é compartilhada por Maiara Maluf, atleta do município de Itapecuru. Para ela, que só conhecia a história de São Luís pelos livros, a visita guiada proporciona mais conhecimento e cultura para todos. “Fiquei encantada com os casarões históricos da cidade. É a primeira vez que venho a São Luís, e fico feliz em saber que o Governo do Estado está me proporcionando um passeio cultural, que eu vou levar para vida toda e nunca esquecer”, explica emocionada.
‘Mais Cultura’
Durante as noites da 43ª edição dos JEMs 2015, o Parque Folclórico da Vila Palmeira sedia uma vasta programação de atividades culturais e de lazer, bem como a apresentação de diversos grupos artísticos que mostram a versatilidade cultural do estado.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial