PARAPAN

Atleta de 12 anos é sensação em Toronto

Costarriquenho disputa o tênis de mesa com adversários com mais que o triplo da idade

Quando anunciado pelo sistema de som do Centro Pan-Americano ao lado do adversário, Steven Román passou despercebido em meio a oito duplas que iniciariam dali a pouco suas partidas no tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos. Porém, quando foi para sua mesa, na manhã deste domingo (9/8), o garoto destoou. Aos 12 anos, o costarriquenho enfrentava o chileno Cristian Dettoni, de 40, pela classe 7.
Román foi eliminado por 3 sets a 0 (11 x 3 / 11 x 4 / 12 x 10), em partida que durou 15 minutos. Mas o pequeno mesatenista chamou atenção pela calma e maturidade com a raquete em mãos. Apesar dos recorrentes berros de Dettoni, aparentemente para desconcentrar o garoto de 12 anos, Román não demonstrava abatimento.
Steven tem diparesia, uma forma de paralilsia cerebral do lado esquerdo do corpo. Mão e perna esquerdas têm mobilidade reduzida. “Tive um problema de oxigênio ao nascer, mas os médicos não perceberam. Só perceberam depois de seis meses”, conta o medalhista de bronze nos Jogos Nacionais da Costa Rica, em julho.
Em Toronto, Román perdeu na estreia para o colombiano José Vargas Pirajan, no sábado (8), por 3 sets a 0. No mesmo dia, venceu Alger Martínez, da Venezuela, por 3 x 2. Integrante da seleção da Costa Rica desde 2013, ele começou a jogar tênis de mesa aos oito anos de idade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias