Fenômeno de popularidade no Sudeste do país, o Futebol 7 chega ao Maranhão com o objetivo de substituir o futsal como principal fornecedor de talentos para o futebol profissional, além de ser mais uma opção de prática esportiva no estado.
A Confederação Brasileira de Futebol 7 Society foi criada em 1996 com o objetivo de uniformizar as regras do futebol society já praticado por muitos anos em todo o País. Segundo dados da CBF7, ao todo são mais de 12,5 milhões de praticantes da modalidade com cerca de 2.000 equipes filiadas às federações estaduais. A sede da CBF7 fica na cidade de Ouro Branco-MG.
A Federação Maranhense de Futebol de 7 (FMF7) foi criada em 15 de setembro de 2014, mas começou realmente as suas atividades no fim de junho deste ano sob a presidência de Waldemir Rosa, o Dadá. Babaçu, Boa Vontade e Moto Club são as agremiações fundadoras da federação no estado. A estimativa feita pela CBF7 é que no Maranhão haja pelo menos 100.000 praticantes do Fut7 e, portanto, terá um enorme mercado para trabalhar a uniformização dessa prática.
Uma das primeiras ações da nova federação será o curso de arbitragem que tem suas inscrições abertas hoje e deve se iniciar na primeira semana de agosto. A ideia é qualificar os árbitros que se interessarem pela modalidade e ambientar os mesmos com as regras do esporte. No Brasil, são mais de 5.000 árbitros formados e essa será a primeira iniciativa desse tipo no Estado.
O segundo passo será a realização do Campeonato Master de Fut7 ainda neste segundo semestre para conseguir uma maior divulgação do esporte. Com isso, a Federação espera utilizar a imagem de atletas consagrados para atrair público. Figuras como o goleiro Juca Baleia e o atacante Kléber Pereira, além do ex-meia do Sampaio, Moto, Flamengo e São Paulo, Paulo César.
Kléber inclusive deve ser um dos principais parceiros da modalidade no Maranhão, com a criação de escolinhas KP23 ao redor do Estado buscando atrair jovens tanto para o Futebol de 7 quanto para o de campo. “O Kléber será um grande parceiro. Quando eu contei o que pretendia, ele se interessou bastante e já foi um dos fundadores da Federação com a filiação do Moto Club. Assim como o Juca Baleira é o responsável pelo Boa Vontade”, afirmou Dadá.
A presença de grandes atletas é um dos principais motivos da popularização do esporte no País. No Campeonato Carioca, atletas como Felipe (ex-Vasco e Flamengo), Dodô (ex-Botafogo), Athirson (ex-Flamengo), Falcão, até o campeão do UFC, José Aldo, participaram da competição. Em 2013, Petkovic, atual técnico do Criciúma, disputou a competição pelo Flamengo.
Os custos de manutenção dos campos sintéticos é um dos principais trunfos da expansão do esporte no Maranhão. Sem necessidade de muitos cuidados e podendo ser utilizado mais vezes do que os gramados, esse é um diferencial que deve ser explorado. E a FMF7 tem o objetivo de, via Lei de Incentivo, aumentar os locais de prática do esporte. “Nós já conversamos com o Márcio Jardim (Secretário de Esporte) sobre a possibilidade de fazer projetos na Lei de Incentivo ao Esporte para a construção de campos em vários pontos da cidade de São Luís. A grande diferença é que esses campos podem ser utilizados todos os dias e mesmo assim duram de quatro a seis anos sem problemas”, explicou Dadá.
Com anos de experiência sendo diretor de futebol do Moto Club, Dadá também acredita que a organização da nova modalidade pode beneficiar a formação de atletas para os clubes maranhenses que disputam o futebol profissional. “Várias vezes eu tirei os garotos do futsal para o campo e a transição entre os dois esportes pode levar algum tempo. Com a organização do Fut7, esses jogadores podem ter uma maior adaptação e ser mais rapidamente aproveitados no campo”, analisou.
A ideia da FMF7 é a criação de um campeonato estadual da modalidade para conseguir vaga na Copa do Brasil de 2016, disputa que envolve todos os estados filiados a CBF7. O Maranhão não participou em 2015 por conta da falta de um representante oficial.
Regras
Futebol 7
Campo: Retangular com Largura entre 25m e 35m x Comprimento entre 45m e 55m
Gol: Largura de 5m x Altura de 2,2m
Marca do Pênalti: 8m da linha do gol
Jogadores: Sete com substituições ilimitadas
Duração: Dois tempos de 25 minutos
Expulsão: Equipe pode colocar outro jogador após 2 minutos
Futebol de campo
Campo: Retangular com Largura entre 45m e 90m x Comprimento entre 90m e 120m
Gol: Largura de 7,32m x Altura de 2,44m
Marca do Pênalti: 11m da linha do gol
Jogadores: 11 com três substituições permitidas
Duração: Dois tempos de 45 minutos
Expulsão: Equipe fica com um jogador a menos
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial