O lutador maranhense Wallyson “Maguila” Carvalho, 24 anos, natural da cidade de Sucupira do Norte, entrará no ringue neste sábado (25), para encarar o estreante Thiago “Beowulf” (China Team) pela Super Luta 5, no K1 Rules – 94Kg. Esta será a terceira vez que o maranhense lutará no WGP Kickboxing, em que acumula uma vitória e uma derrota. O WGP é o maior evento de trocação da América Latina e conta com a participação dos melhores atletas brasileiros, além de lutadores de renome mundial vindos das principais potências do esporte. A 25ª edição terá na 11 lutas, a principal será entre Cesinha Almeida e Alex Pereira, que se enfrentam pela terceira vez, agora valendo o cinturão da categoria peso médio (até 85kg).
A primeira participação do atleta maranhense no WGP foi em julho de 2014 e a segunda em setembro do mesmo ano. Wallyson ‘Maguila’ começou a lutar no card preliminar, sem qualquer visibilidade, e no segundo confronto já teve sua luta transmitida por canal aberto, em um evento que, segundo ele, lhe abriu muitas portas, por se tratar de uma competição profissional.
Maguila revela que começou a lutar com 12 anos, mas só aos 14 passou a levar o esporte a sério. Apesar de ter nascido em Sucupira do Norte, interior do Maranhão, Wallyson mudou-se para Teresina-PI e depois foi morar em Fortaleza-CE até os 18 anos, quando decidiu ir para São Paulo, sem os familiares, em busca de maiores oportunidades na construção da carreira.
“Eu lutava karatê no Ceará e via meus amigos praticando jiu-jitsu, comecei a me interessar e depois fui para o MMA, que na época era Vale-Tudo, sem qualquer regra. Fui crescendo no esporte e em busca de reconhecimento me orientaram a ir para outro estado, desta forma, eu vim para São Paulo morar com um amigo e estou aqui até hoje”. Acrescentou o lutador.
Atualmente o atleta maranhense é o quinto lutador no ranking nacional de MMA. O resultado chama a atenção, tendo em vista que Wallyson lutou apenas duas vezes no esporte amador e já garantiu passagem para o profissional com o título de campeão paulista amador de MMA.
Profissionalmente o lutador que compete pela Yoshinaga Team /A2F Arena soma cinco triunfos sendo três por nocautes, uma finalização e uma decisão a seu favor. Dentre os cinco confrontos, Maguila destaca dois marcantes:
“Dentro as cinco vitórias que tive no MMA profissional as mais importantes foram a minha quarta luta, em que enfrentei Rafael Lopes no circuito Tallent e venci por nocaute. E a outra foi quinta luta em que eu venci, por nocaute, Ricardo Silva, o ‘Hell Boy”, que tinha um card e 42 lutas e eu com apenas cinco”. Destacou.
Além de lutar as artes marciais mistas, Maguila também encara desafios no Kickboxing, e já acumula vitórias, como o tetracampeonato paulista, bicampeonato da Copa Brasil (Maringá/2012 e Piracicaba/2014), tricampeonato brasileiro, campeão Pan-Americano em 2014 entre outras conquistas.
Estando próximos de competições, Wallyson explica que a rotina de treinos se intensifica com o objetivo de garantir melhor desempenho nas lutas.
“A minha rotina inclui musculação e treino de jiu jitsu pela manhã, trocação e preparação física à tarde e jiu-jitsu e judô à noite”. Ressaltou
Na última semana, o lutador maranhense assinou a proposta de participar do evento americano Ressurrection Fighting Alliance (RFA), devido à sua campanha. O RFA realizará o confronto “Brasil x EUA” e Maguila foi convidado à competir na categoria dos meio-pesados, representando o Brasil, no evento que acontecerá dia 21 de agosto, no Sanford Pentagon em Sioux Falls, Dakota do Sul.
O WGP acontece neste sábado (25), no Ginásio Polisesportivo Mauro Pinheiro, em São Paulo, às 20h, com transmissão pela Bandsports e Esporte Interativo.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial