O Imperatriz aposta na experiência do técnico Vinícius Saldanha para fazer uma grande campanha na Série D do Campeonato Brasileiro. Caminhada da equipe começa hoje, às 16h, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional, diante do Palmas-TO.
Enquanto o Cavalo de Aço disputará a competição pela primeira vez na sua história e o primeiro Brasileiro desde a Série C de 2007, o treinador tem experiência por ter dirigido o Maranhão Atlético Clube e Guarani de Sobral-CE em 2013 e 2011, respectivamente. Além disso, Saldanha comandou o Sampaio Corrêa na reta final da Série B de 2014.
Após folgar na primeira rodada, o Cavalo de Aço viu os seus adversários no Grupo 2 empatarem seus jogos. A classificação aponta Guarani-CE, Palmas, River-PI e Santos-AP iguais com um ponto ganho.
Com isso, caso consiga a vitória em Porto Nacional e Santos e River empatem na outro jogo, o Cavalo de Aço pode ser o líder do Grupo 2 mesmo com apenas uma partida a menos que os adversários.
Histórico
O Imperatriz já participou em seis oportunidade do Campeonato Brasileiro, todas disputando a Série C, quando esta era a mais baixa divisão do futebol nacional. Ao todo a equipe já realizou 44 jogos em sua história na Série C, sendo 15 vitórias, 15 empates e 14 derrotas.
O Cavalo de Aço foi eliminado em três oportunidades ainda na primeira fase: 1987, 2002 e 2006. Em 1995, a equipe atingiu a segunda fase, mas acabou eliminado pelo Intercap-TO. A sua melhor participação foi em 2003 quando chegou até a quarta fase onde foi eliminado pela Tuna Luso (PA) e terminou a competição na 12ª colocação.
Na última vez que pisou nos gramados por uma competição nacional, o Imperatriz acabou decepcionando os seus torcedores, fora de campo. O time conseguiu chegar à segunda fase e ainda uma campanha que lhe daria a classificação à terceira fase entre os 16 melhores, mas acabou punido pelo STJD pela escalação irregular do meia Rossini e perdeu 12 pontos.
Formação
O Imperatriz deve ser escalado da mesma forma que enfrentou a seleção de Açailândia, no dia 11, com uma espécie de 3-6-1, com o volante Otávio fazendo a posição de líbero dando mais espaço para os avanços dos laterais Clayton Carioca e Edson.
Essa dupla função do jogador vem sendo testada nos treinamentos desde a vitória diante da seleção de João Lisboa por 4 x 3 quando o desempenho da defesa foi considerado insatisfatório pelo treinador.
Em relação à equipe que foi campeã maranhense, Saldanha deve fazer três modificações, que são as entradas do goleiro Ranieri, do zagueiro Leone e do meia Juninho Pindaré. O primeiro chegou do Moto Club e aproveitou a saída de Jean, que retornou ao Sampaio. O defensor foi o último a chegar ao clube, após a morte de Fagundes, e venceu a concorrência com Clayton He-Man. Já o meia se aproveitou da mudança de esquema e ganhou a vaga do atacante Cris.
Outro que poderia fazer sua estreia em 2015 pelo Cavalo de Aço seria o lateral-esquerdo Rômulo, mas foi vetado pelo departamento médico por conta de um problema muscular que o tirou dos treinamentos dessa semana. Com isso, Edson permanece na equipe. Além dele, o lateral-direito Júnior Tatu e o atacante Shaillison não viajaram para Tocantins.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial