O técnico da Seleção Masculina de handebol, o espanhol Jordi Ribera, definiu a lista de convocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Dos 15 selecionados, dez disputaram o Campeonato Mundial do Qatar, torneio em que o Brasil fez jogos de alto nível. Os Jogos Pan-Americanos serão disputados entre os dias 16 e 25 de julho.
“A base do time é a mesma que foi ao Mundial do Qatar. Não pude chamar três atletas por lesão e outros dois que vão disputar o Mundial Júnior, que também será em julho. Mas essas cinco novidades, em determinado momento, já passaram pela Seleção e conhecem os meus métodos de trabalho”, afirmou.
Para definir a lista, o treinador do Brasil ainda teve que conversar com o comandante da Seleção Júnior Masculina, Hélio Justino Lisboa, o Helinho, já que o período de disputa do Mundial da categoria (de 19 de julho a 2 de agosto, em Minas Gerais) coincide com os Jogos Pan-Americanos do Canadá. “Nós sempre conversamos. Como temos duas competições importantes ao mesmo tempo, achamos melhor deixar os dois atletas juniores que foram ao Qatar (José Guilherme de Toledo e João Pedro da Silva) jogarem o Mundial da categoria deles”, explicou.
Apesar dos desfalques, Jordi não hesitou em dizer que o Brasil vai buscar a medalha de ouro que escapou na edição anterior do torneio para a Argentina. “Como sempre, o Brasil vai com o objetivo de ganhar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mesmo com alguns desfalques, o pensamento é de que temos um time consistente e com potencial para conquistar o título, mas não será fácil”, declarou.
O Brasil está no grupo A ao lado da República Dominicana, Canadá e Uruguai. Na próxima semana, nos dias 10, 11 e 13 de junho, todos os convocados para a competição continental estarão em João Pessoa (PB) para disputar a segunda edição do Torneio Quatro Nações. Os brasileiros irão jogar contra Tunísia, Chile e Cuba. Os dois últimos são possíveis adversários nas fases finais do Pan de Toronto.
Seleção Brasileira Masculina:
Goleiros: César Augusto Oliveira de Almeida “Bombom” (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
Armadores: Fernando José Pacheco Filho “Zeba” (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes Campos (Tremblay em France Handball-França), e Thiagus Petrus Gonçalves do Santos (Nathurhouse La Rioja-Espanha).
Centrais: Bruno Santana (EC Pinheiros-SP), Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
Pontas: André Martins Soares (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
Pivôs: Alexandro Pozzer “Tchê” (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).