Nesta terça-feira, 9, foi realizada, na Biblioteca Pública Benedito Leite, mais uma palestra, parte da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. A campanha, idealizada pela promotora de justiça Cristiane Coelho Maia Lago, é uma forma de prevenção contra as drogas. Participaram do evento 120 alunos da Unidade de Ensino Fundamental Maria Alice Coutinho.
O objetivo da campanha, de acordo com a promotora titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena, é estimular o debate nas escolas sobre o consumo de drogas e prevenir o uso entre crianças e adolescentes.
Iniciada em abril, a iniciativa promove palestras educativas, concurso de poesias e concurso de desenhos entre alunos de escolas das redes de ensino municipal e estadual.
O projeto envolve, ainda, parceria com a Biblioteca Pública Benedito Leite, com o intuito de estimular os jovens a frequentarem a instituição. Recentemente, o MPMA firmou parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para garantir ônibus para o transporte adequado dos alunos à biblioteca.
Nesta manhã, a promotora falou sobre os efeitos e malefícios provocados pelo uso de drogas. Com esse evento, Cristiane Lago concluiu o ciclo de atividades da campanha deste semestre. As atividades serão retomadas em agosto deste ano, com um novo ciclo de palestras e concursos nas unidades de ensino.
Durante o encontro, Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, falou sobre o funcionamento da instituição e reforçou a importância da parceria com o MPMA na execução da campanha.
A supervisora da escola, Gisele Noleto, acompanhou as turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Ao final do evento, todos receberam camisetas de divulgação da campanha.
PREMIAÇÃO
Os vencedores do concurso de poesia, premiados ao final da palestra, foram Yanara Brenna Gomes dos Santos, Carlos Vitor F. Ximendes e Rebeca Andrade. Já no concurso de desenho foram premiados André Luís Ferreira de Sousa, Carlos Vitor F. Ximendes e Jáphia Renaly Da Silva Dias.
Os três primeiros colocados receberam certificados, kit de livros e a camiseta da campanha. Os primeiros serão contemplados, ainda, com uma visita à 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena e poderão acompanhar a promotora titular em um dia de trabalho.