Enterro de Mestre Apolônio reúne centenas de admiradores e brincantes
O corpo de um dos maiores ícones do tradicional bumba-meu-boi maranhense foi enterrado na tarde desta quarta (3), no cemitério do Gavião, localizado na Madre Deus, bairro este conhecido por manter viva o amor e admiração pelas brincadeiras de São João. O cantador do Boi da Floresta faleceu aos 96 anos, na noite de terça […]
O corpo de um dos maiores ícones do tradicional bumba-meu-boi maranhense foi enterrado na tarde desta quarta (3), no cemitério do Gavião, localizado na Madre Deus, bairro este conhecido por manter viva o amor e admiração pelas brincadeiras de São João. O cantador do Boi da Floresta faleceu aos 96 anos, na noite de terça (2) devido a uma infecção urinária resistente. Ele já se encontrava internado desde o último dia 20 de maio, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.
O velório aconteceu ainda pela manhã desta quarta na casa onde ele viveu, na rua Tomé de Sousa, nº 1.001, bairro da Liberdade. Grupos de tambor de crioula se concentraram em frente à casa que se transformou em sede do Boi da Floresta.
Em seguida, o corpo do Mestre Apolônio Melônio partiu junto ao cortejo de luto em direção ao cemitério que ficou lotado. Brincantes relembraram toadas e canções compostas pelo cantador.
Sua capacidade e dedicação pela cultura popular foram reconhecidas pelo governo federal, em 2011, quando recebeu a ordem do mérito cultural, maior honraria concedida aos artistas brasileiros.
Nessa hora de dor, o Governo do Maranhão presta suas homenagens e sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste grande artista.”