Na manhã desta quinta-feira, dia 18, alunos da escola Centro de Ensino Médio Cidade de São Luís visitaram e conheceram a rotina do jornal O Imparcial com intuito de criar um jornal escolar.
Na oportunidade, eles puderam conhecer a estrutura do jornal, a redação, a edição, a impressão e a parte do maquinário, onde o jornal impresso é processado. A ideia de trazer os estudantes partiu do professor Anderson Elyson de Sales Chaves, que iniciou o projeto de criação desenvolvido na escola, para fazer um jornal laboratório. Segundo o professor de Química, é uma forma de atrair os alunos para a escrita, leitura e ciências.
“Como vamos elaborar o jornal impresso da escola, dividimos em duas etapas este processo. Primeiramente, eles conheceram o profissional jornalista, para saber como é o dia-a-dia, e hoje com esta visita, eles vão saber como é realizada a confecção do jornal”, relatou o professor.
“A visita a redação irá ajudar muito no projeto de criação do nosso jornal escolar, e foi muito importante tudo o que aprendemos hoje aqui” pontuou o aluno Taylon Torres Morais de 17 anos.
Durante a visita, os estudantes também aprenderam sobre o meio ambiente, em uma palestra desenvolvida pelo supervisor do projeto Ecocemar, Luís Ricardo Oliveira da Costa, onde foram apresentados temas sobre reciclagem, coleta seletiva e os cuidados para evitar o desperdício de energia. Além de informados os postos de coleta para que os próprios alunos pudessem ajudar na campanha.
Tema que chamou a atenção da aluna Francisca Adriana Vieira da Silva de 16 anos. “O Ecocemar traz conteúdos que são debatidos na escola. Além disso, pequenas ações podem ajudar o meio ambiente, incentivando a população para a preservação”.
Sobre o Projeto Ecocemar
O projeto Ecocemar consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. O projeto é desenvolvido desde 2011 pela Cemar, e já recolheu mais de 8 mil toneladas de resíduos, em São Luís, o que gera bônus na conta de luz descontos aos clientes.
A visita funciona como um incentivo à leitura de jornais. Os alunos que participaram conheceram toda a estrutura do Imparcial, a importância do jornal impresso e o passo a passo da sua construção, desde o apuramento das pautas, a escrita das matérias, até a sua impressão. Foi apresentado também, um pouco da história do jornal em seus 89 anos de fundação, incluindo as máquinas antigas, onde era produzido o jornal antigamente.
A visita faz parte do “Projeto Leitor do Futuro” que O Imparcial desenvolve há 10 anos em pareceria com a Companhia Energética do Maranhão. As escolas que tiverem interesse em proporcionar aos alunos o conhecimento acerca do processo de produção das notícias do periódico, podem agendar uma visita. O projeto está aberto tanto para os alunos de escolas públicas, quanto particulares.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial