DIA DO HAMBÚRGUER
Conheça a história do Hambúrguer e saiba onde saboreá-lo em São Luís
Reunimos algumas sugestões com diferentes montagens e opções de receitas
O Hambúrguer é um dos pratos mais elaborados e solicitados em lanchonetes, restaurantes e agora nos recentes e estilosos food trucks de todo o mundo. Talvez seja por esse motivo que o principal símbolo do fast food tenha uma data especial.
O Dia Internacional do Hambúrguer comemorado nesta quinta-feira, 28, é uma oportunidade para quem gosta de saborear o prato e conhecer um pouco da história deste símbolo da comida rápida.
São várias as versões sobre seu surgimento, mas o que se sabe de fato é que os Estados Unidos não são criadores do hambúrguer, entretanto eles cooperaram e muito para que ele ficasse melhor, acrescentando o pão à carne modelada. De acordo com historiadores, o prato surgiu de maneira bem rústica, feito por cavaleiros que amaciavam peças de carne colocando-as em baixo das celas da cavalaria, na Mongólia no século XII.
E assim como os diversos pratos existentes, o hambúrguer foi ganhando novas versões e ficando cada vez mais saboroso com a criação de versões diversas, somadas a molhos e outros acompanhamentos que enchem os olhos e dão água na boca.
Em São Luís, podem ser encontradas versões diversas desse prato apetitoso, dos mais rústicos aos gourmets. E para dar água na boca selecionamos algumas sugestões para quem quer comemorar com muito sabor a data.
Monster
Suculento e caprichoso. Burguer de 200g, regado com bangamolho e fatias de queijo mussarela.
Fialho Brasileiro – O mais pedido
Carne artesanal de hambúrguer de 200g, feita como o tradicional churrasco na brasa, queijo, alface, tomate e cebola, molho barbecue, ovo e bacon, para acompanhar fritas. Outras combinações são feitas com molhos na Hamburgueria Fialho Steak Burger com uso de geleia de pimenta e cream cheese.
Jhonny B Goode
Inspirado em uma música de Chuck Berry escrita em 1955, Jhonny B Goode é também o nome do suculento hambúrguer feito com autentico pão australiano, 180 gramas de burguer de picanha, queijo derretido sobre creme bechamel ao champignon, rodelas de tomate vermelho, cebola caramelizada e folhas crocantes de alface, acompanhado por champignon grelhado e molho barbecue.
Hambúrguer de pernil de cordeiro
Uma generosa e saborosa combinação de hambúrguer de cordeiro com queijo Prima Dona azul, cogumelos frescos e molho de páprica doce, alface americana, tomate e pão de brioche, criado pelo chef Wagner Velasco, do Empório Santa Cruz, em homenagem ao Dia Mundial do Hambúrguer.
Para quem quer fazer em casa segue duas receitas da Chefe e professora de Gastronomia, Camila Landi.
Receitas:
Hambúrguer clássico
500g de Acém
500g de fraldinha
500g de peito
250g de toucinho (15 a 20%)
Sal e pimenta a gosto
Moer todas as carnes na hora, junto com o toucinho.
Dividir em porções de cerca de 200g cada.
Moldar, passar plástico filme, e levar para a geladeira por cerca de 1h a 2h.
Grelhar, montar o hambúrguer e servir.
Dicas:
Moer a carne na hora;
Trabalhar sempre com cerca de 15 a 20% de gordura (em relação ao peso final das carnes);
Misturar cerca de 3 tipos de carne, pois cada uma delas tem um sabor e uma quantidade de gordura distinta, o que agrega sabor e textura;
Servir o hambúrguer “ao ponto para menos”. O ideal é o hambúrguer mal passado.
A escolha do pão é essencial, além dos acompanhamentos. O clássico pede mostarda, maionese, queijo, salada e picles, além do pão de hambúrguer. Mas pode, e deve, inovar! Utilizar outros tipos de mostarda, trocar o pão por um australiano, ou ciabatta, dentre outras opções que hoje o mercado nos oferece, pode ser uma boa opção!
Hambúrguer de Tofu com quinoa
250g de quinoa
50g de tofu amassado
15g de cenoura ralada
15g abobrinha ralada
10g de cebola ralada
orégano fresco
sal, pimenta
15ml de azeite
Cozinhar a quinoa e reservar.
Refogar a cebola no azeite, e deixar esfriar.
Misture todos os ingredientes, e corrija o tempero.
Se necessário, acrescente um pouco mais de azeite.
Molde os hambúrgueres e leve para a geladeira por cerca de 1 hora.
Recomendo assar em forno com alta temperatura (em torno de 190 graus) por cerca de 20 minutos.
Recomendo servir no pão de hambúrguer clássico, integral, ou no pão australiano. Se preferir, pode ser servido em um pão de hambúrguer sem glúten. Acompanhe com uma salada verde.
Confira também este vídeo-manual do hambúrguer.
VER COMENTÁRIOS